Mr. Universe Brazil. Fisiculturismo. Larissa Gonçalves é campeã overall na Wellness
Larissa Gonçalves brilhou no Mr. Universe Brazil (Foto: Acervo pessoal)

Ela entrou no fisiculturismo por uma questão de estética. Incomodada com o ganho de peso, as estrias e a flacidez da pele após a gravidez, ouviu de médicos que precisaria de uma abdominoplastia, cirurgia para retirada de excesso de pele e gordura do abdômen. No entanto, optou pelo caminho dos treinos puxados na academia.

O resultado? A vergonha de usar biquíni virou uma coleção de troféus no fisiculturismo. E acaba de render o tão sonhado “pro card”, uma certificação que dá direito a disputar competições profissionais internacionais da modalidade.

A capixaba Larissa Gonçalves brilhou no Mr. Universe Brazil, uma das duas principais competições do País. Policial militar no Espírito Santo, ela ganhou tudo no evento realizado no Teatro Fundac, em Belo Horizonte (MG), no fim de semana, com os melhores do País.

Larissa venceu duas categorias: Wellness sênior (até 1,68m) e master. E foi campeã também das duas divisões no overall, competindo com as campeãs das outras divisões, sem separação por peso ou altura. Com o resultado, ganhou o “pro card”.

“Agora sou uma atleta profissional reconhecida internacionalmente”, comemora Larissa, de 35 anos.

Veja o vídeo com a premiação:

Pizza e pedaço de bolo para comemorar

Competindo há apenas um ano, Larissa já havia conquistado o Mr. Capixaba 2025 nas na categoria Wellness master e sênior e no overall. A boa fase animou a atleta para fazer história no Mr. Universe Brazil.

A competição é uma das mais tradicionais do calendário da Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB) e teve sua primeira edição em 1950. A partir de 1952, passou a contar com profissionais e foi nela que grandes nomes da história do esporte, como Arnold Schwarzenegger, se destacaram no início de carreira.

“Hoje é um evento internacional realizado em diversos continentes. E marcou um momento histórico para o Espírito Santo. Eu me tornei a campeã absoluta da noite, representando minha categoria wellness”, vibra Larissa.

Mr. Universe Brazil. Fisiculturismo. Larissa Gonçalves é campeã overall na Wellness
Larissa Gonçalves no palco para ser premiada no Mr. Universe Brazil (Foto: Acervo pessoal)

Na comemoração da “noite perfeita”, ela saiu da dieta rígida do período de competição se deu o direito de comer pizza com o marido, Raphael Alves. E de comer de um pedaço de bolo.

“Fui com meu marido em um uma pizzaria. E já levei um pedaço de bolo, que é o que eu amo de paixão. Mas temos de lembrar do objetivo e selecionar apenas um desejo a ser realizado. Não dá pra comer tudo”, brinca a campeã.

Sonho realizado e próximos objetivos

Com o “pro card”, Larissa Gonçalves passa agora a ter o direito de competir entre as atletas profissionais. Um sonho realizado, mas não o único, já que ela quer estar um dia no palco do Mr. Olympia, maior evento de fisiculturismo do mundo.

“Em apenas um ano competindo, acumulei quatro títulos overall e agora me torno atleta profissional em um campeonato de âmbito internacional. Para mim, é surreal. Ganhei mais do que pedi a Deus. Foi uma das maiores emoções da minha vida competir com grandes nomes do fisiculturismo, inclusive com as duas atuais campeãs brasileiras, e sair com esse resultado histórico. Agora posso participar de competições profissionais dentro e fora do País, dando um passo ainda maior na minha carreira como atleta.”

Larissa Gonçalves, fisiculturista capixaba

A conquista mereceu elogios também da presidente da Federação Capixaba de Bodybuilding e Fitness (IFBB-ES), Andréa Borges: “Para a IFBB-ES é de grande orgulho, pois hoje sabemos que temos uma atleta capixaba referência na categoria wellness.”

Coutinho é campeão de três categorias

O palco do Mr. Universe Brazil teve outros capixabas brilhando. Philipe Coutinho foi um deles. E em dose tripla.

Personal trainer, ele venceu o evento nas categorias Men’s Physique e Body Muscle, nas suas divisões e no overall. E também venceu a categoria Fit Pairs, em dupla com a mineira Angélica Oliveira.

“Comecei em 2016. Comecei na luta, mas fui pra musculação e um dia o treinador me chamou pra competir. Nunca mais parei. Sou tetracampeão brasileiro, fui campeão sul-americano e bicampeã do Mr. Universe. São campeonatos de alto nível, que foram importantíssimos na minha carreira”, conta Coutinho, de 33 anos.

Philipe Coutinho
Philipe Coutinho venceu o Mr. Universe em três categorias (Foto: Acervo pessoal)

Assim como grande parte dos atletas do Estado, ele precisa conciliar a rotina de atleta com a de personal trainer. O que prejudica parte da preparação.

“Tenho que me regrar muito, com treinos, cardio, dieta e a rotina de trabalho. Mas é uma superação. Venho perdendo uma quantidade bem legal de gordura durante estes anos e ganhando uma quantidade de massa muscular razoável para a categoria, porque não posso ganhar muito também. Tenho praticado muito e melhorado muito nas poses”.

Veja os resultados do ES no Mr. Universe Brazil:

Larissa Gonçalves
  • Campeã Wellness Sênior até 1,68m
  • Campeã overall Wellness Sênior
  • Campeã Wellness Master
  • Campeã overall Wellness Master
Philipe Coutinho
  • Campeão Body Muscle 1
  • Campeão overall Body Muscle 1
  • Campeão Men’s Physique Sênior até 1,73m
  • Campeão Overall Men’s Physique
  • Campeão Fit Pairs
Juliano Oliveira
  • Top 3 na Games Classic
  • Top 3 no Fisiculturismo Clássico
Elaine Azeredo
  • Campeã Welness Sênior acima de 1,68m
Amarildo Júnior
  • Campeão Body Shape acima de 1,75m
Ricardo Dias
  • Top 5 Men’s Physique Senior até 1,73m
Marco Antonio Porto
  • Vice-campeão Men’s Physique Senior até 1,79m
Izabela Souza
  • Vice-campeã categoria Bikini Fitness até 1,63m
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024