
A eleição para a presidência da CBF terá chapa única, encabeçada por Samir Xaud, presidente eleito, mas ainda não empossado, da Federação Roraimense de Futebol (FRF).
O candidato reuniu apoio de 25 federações estaduais, entre elas, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), inviabilizando que o atual presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, inscreva sua candidatura.
Leia também:
Quem é Samir Xaud, dirigente de Roraima e potencial candidato à presidência da CBF
Falta de alvará, embargo: o que se sabe sobre o desabamento de ginásio
VÍDEO | Veja o momento em que Ginásio Jones dos Santos Neves desaba
Chapa registrada com os vices
A chapa do candidato Samir Xaud terá como candidatos a vice-presidentes Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD); Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol; José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte; Ricardo Paul, presidente da Federação do Pará; Ednailson Rozenha, presidente da Federação do Amazonas; Rubens Angelloti, presidente da Federação de Santa Catarina; Fernando Sarney, ex-vice e presidente e atual interino; e Gustavo Dias Henrique, presidente da Federação do Distrito Federal.
O presidente da Federação do Distrito Federal é um nome ligado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, sócio do IDP, parceiro milionário da CBF Academy.
Da chapa de Samir, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Rozenha e Rubens Angelotti foram eleitos em abril, junto de Ednaldo, para o mandato que começaria em 2026 e iria até 2030. Agora, eles serão vices no quadriênio 2025-2029.
Samir garante chapa única
Para formalizar participação na eleição da CBF, marcada para o próximo domingo (25), é preciso ter apoio declarado de ao menos oito federações. Como apenas duas delas (São Paulo e Mato Grosso), entre as 27, não assinaram a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente, a princípio, teria como se candidatar. O prazo para inscrição de chapas acaba na terça-feira (20).
A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) é uma das 25 federações que assinaram o registro da chapa de Samir Xaud. Curiosamente, o presidente da FES, Gustavo Vieira é um dos atuais vice-presidentes da entidade e vai perder o cargo com a nova chapa.
Quando será a eleição da CBF?
A Assembleia Geral Eleitoral está marcada para o dia 25 de maio, com primeira convocação às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A comissão eleitoral permitiu a participação de forma remota, já que será um domingo de rodada do Brasileirão.