Haidar Champion Combat Pesagem (HCC)
Shogun entre Frank Jagunço e Shahin Lobo, que farão a luta principal do HCC (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

O curitibano Maurício Shogun já encarou alguns dos lutadores mais assustadores do mundo do MMA, como Quinton “Rampage” Jackson, Dan Henderson, Alistair Overeem, Mark Coleman, Chuck Liddell e Jon Jones, além dos brasileiros Rogério Minotouro, Ricardo Arona e Lyoto Machida, entre outros.

Foi campeão do Pride e do UFC, se firmando como lenda do MMA. E isso tudo com um segredo inusitado para vencer no octógono e no ringue: ter medo.

Aposentado das lutas profissionais desde 2023, Shogun é o “padrinho” da 23ª edição do Haidar Champion Combat (HCC), que acontece neste sábado (18), a partir das 18 horas, no ginásio Germano Lube, em Viana. Maior evento de MMA do Espírito Santo, o HCC 23 terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Folha Vitória.

Nesta sexta-feira (17), o ex-lutador acompanhou a pesagem dos lutadores pela manhã e, à tarde, elogiou a organização do HCC 23, além de dar conselhos ao capixaba Frank Jagunço e ao iraniano Shahin Lobo, que farão a luta principal do evento de sábado. 

“Eu vejo os lutadores aqui e lembro da minha estreia no MMA. O nervosismo, a vontade de lutar, o medo. Eu lutei todas as vezes com medo. Faz parte da vida. E eu sempre lutei melhor com medo. O medo me deixava mais focado, mais rápido, mais arisco, mais ligado. Então, não deixem de fazer o que vocês sonham por causa do medo. E tenham sonhos ousados“, destacou Shogun.

“Brasil precisa de mais eventos como o HCC”

Maurício Shogun lutou nos principais eventos de MMA do mundo. E fez questão de elogiar a proposta do HCC 23, de abrir portas para lutadores que estão em busca do estrelato.

“Eu lutei em eventos muito menores antes de ficar famoso. Mas o HCC já é um dos principais eventos do Brasil, pois valoriza o lutador, o atleta. As bolsas são boas, a organização é boa, isso valoriza o lutador e o esporte. O Brasil sempre teve talentos no MMA e precisa de mais eventos como esse”, elogiou Shogun.

Presença de Shogun esquenta a disputa pelo cinturão

As palavras de Shogun mexeram com os lutadores que farão a disputa pelo cinturão internacional do HCC 23.

“Eu ouço o Shogun falando aqui e só fico com mais vontade de lutar e mostrar o meu trabalho. Estou feliz por participar desta edição do HCC e que seja feita a vontade de Deus. Estou preparado, com mente forte e coração tranquilo para, amanhã, dar o meu show. Agradeço e parabenizo o meu adversário, mas o cinturão vai ficar aqui no Espírito Santo”, afirmou Frank Jagunço, 37 anos.

Atual dono do cinturão, conquistado em maio deste ano em Vitória, o iraniano Shahin Najafi “Lobo”, 29 anos, é casado com uma brasileira e mora em Minas Gerais há quatro anos. Ex-lutador da seleção iraniana de wrestling, ele garante que está preparado para qualquer tipo de estratégia. E se emocionou ao ficar lado a lado com Shogun.

“Estou muito feliz em estar em mais um HCC. Shogun é uma lenda e inspiração para a luta de amanhã. Estou pronto para lutar!”, afirmou o “Lobo”.

SERVIÇO

23º Haidar Champion Combat

  • Quando: sábado (18)
  • Horário: 18 horas
  • Abertura dos portões: 16 horas
  • Local: Ginásio de Esportes Germano André Lube, Viana-sede
  • Classificação indicativa: 10 anos
  • Ingressos: R$ 20,00 reais (meia solidária), pelo site  www.hcccombat.com.br
Card do evento
  • MMA Profissional: Shahin Lobo (Irã) x Frank Jagunço (Brasil)
  • MMA Profissional: Guilherme (Brasil) x Luiz “O Vene” (Venezuela)
  • MMA Profissional: Driely Neves (Minas Gerais/BRASIL) x Vitória Simo (Espírito Santo/BRASIL)
  • MMA Profissional: Paulo (Espírito Santo/BRASIL) x Gregory (Espírito Santo/BRASIL)
  • MMA Profissional: Jurbiley Shurek (Espírito Santo/BRASIL) x Reynaldo “Lango Lango” (Espírito Santo/BRASIL)
  • MMA Profissional: Zé Doidinho (Espírito Santo/BRASIL) x Gustavo “Baiano” (Espírito Santo/BRASIL)
  • Kickboxing: Vinicius Souza (Rio de Janeiro/BRASIL) x Guilherme Santos (Espírito Santo/BRASIL)
  • Jiu-jítsu: Dyeno Rosa (Espírito Santo/BRASIL) X Ramon Schunk “R2” (Espírito Santo/BRASIL)
  • Sanda Kunfu: Portuga (Espírito Santo/BRASIL) x Nelsinho (Espírito Santo/BRASIL)
  • Jiu-Jitsu sem quimono: Márcio Ninja (Espírito Santo/BRASIL) x Claudemir Canal (Espírito Santo/BRASIL)

Veja fotos da pesagem do HCC 23:

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024