Anuário IEL: as cinco melhores micro e pequenas empresas do Espírito Santo; conheça

Pela primeira vez, as micro e pequenas empresas tiveram destaque próprio no tradicional ranking que lista as 200 maiores empresas do Espírito Santo. O projeto, fruto de uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) e o Sebrae/ES, reconheceu cinco organizações capixabas que se destacaram por práticas de excelência em gestão. Confira, abaixo, as cinco vencedoras da nova categoria.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Nova categoria valoriza protagonismo das MPEs, aponta diretor do Sebrae/ES

Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae/ES, aponta que a iniciativa marca um avanço na valorização das empresas que sustentam a base produtiva capixaba.

“O IEL e o projeto 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo têm o objetivo de identificar e reconhecer grandes empresas e modelos de gestão. Contudo, nossa economia é majoritariamente formada por micro e pequenas empresas – mais de 90% da própria indústria capixaba. Então, com intuito de estimular e reconhecer pequenas empresas notáveis, o IEL e o Sebrae lançaram essa nova categoria. Nosso objetivo é usar esse resultado como estímulo para milhares de outras empresas. A ideia é perpetuar essa iniciativa nos próximos anuários, ampliando a participação e reconhecendo cada vez mais resultados de excelência”, complementa Pedrinha.

A metodologia aplicada foi o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvida pelo Sebrae. A partir de um questionário e de uma auditoria presencial, as empresas são avaliadas em seis dimensões: gestão financeira, marketing e vendas, clientes, liderança e pessoas, processos e operações, e produtividade e resultados.

Entre as 25 empresas inscritas, 13 alcançaram o índice mínimo exigido para auditoria e, após as verificações, cinco conquistaram o reconhecimento máximo e passaram a integrar o ranking das “Melhores Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo”.

A campeã da edição foi a Zaruc Tecnologia, indústria capixaba especializada em telemetria e comunicação de dados. A empresa atua desde 2010 desenvolvendo soluções de hardware e software em nuvem para utilities, indústrias e cidades inteligentes, com presença em concessionárias de energia em todo o Brasil.

O diretor-presidente Rubens Carlos Cortes destaca que a performance da Zaruc está diretamente ligada à gestão baseada em padrões internacionais.

“A Zaruc adota práticas de gestão baseadas na ISO 9001, que norteiam o planejamento estratégico e a gestão da qualidade. Esse processo é anualmente revisado e desdobra objetivos táticos e operacionais. Além disso, valorizamos rotinas padronizadas, como POPs, manuais e checklists, e utilizamos metodologias como PDCA e matriz SWOT.”

As melhores micro e pequenas empresas, segundo o Anuário IEL 2025:
  1. Zaruc
  2. Mani Alimentos Saudáveis
  3. Usipresti
  4. Venturim Conservas
  5. Aguardente Thimotina

Leia também:

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.