
A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, com sede em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, foi reconhecida como a maior cooperativa do agronegócio capixaba. O destaque veio no Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo 2025, elaborado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Em apenas um ano, a Cooabriel subiu seis posições no ranking: passou do 21º lugar em 2023 para o 15º lugar entre as maiores empresas capixabas, considerando a receita operacional líquida de 2024. A cooperativa registrou R$ 2,45 bilhões em receita operacional líquida, crescimento de 44,79% em relação a 2023, se consolidando como a maior cooperativa do agronegócio do estado em volume de negócios.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Com 9 mil cooperados e presença crescente no setor, a Cooabriel vem diversificando suas atividades. Um dos destaques é o projeto-piloto de cultivo de cacau na Bahia, estado onde a cooperativa já possui atuação.
Atualmente, a Cooabriel conta com 17 unidades comerciais distribuídas entre o Espírito Santo e a Bahia, além de capacidade estática de armazenagem de 2,3 milhões de sacas.
Somente em 2024, foram investidos mais de R$ 30 milhões em projetos de expansão, modernização de lojas de insumos, melhorias logísticas e avanços em inovação e transformação digital.
De acordo com o Anuário IEL-Findes, a Cooabriel ocupa a 15ª posição geral entre as 200 maiores empresas do Espírito Santo e se mantém como a principal cooperativa do agronegócio capixaba. Além disso, figura na sexta posição entre as maiores empresas do comércio atacadista do estado.
A 29ª edição do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo reúne dados econômico-financeiros de 2024, como receita operacional líquida, resultado do exercício, patrimônio líquido, número de empregados, rentabilidade e liquidez das principais empresas capixabas.
Leia também:
 
							 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		