Festival de café reuniu mais de 15 mil visitantes no Shopping Vitória
Festival de café reuniu mais de 15 mil visitantes no Shopping Vitória

Entre os dias 18 e 20 de setembro, o Espírito Santo recebeu a terceira edição do Festival Coffees, realizado no estacionamento do Shopping Vitória. O evento se consolidou como a maior vitrine do setor cafeeiro capixaba, atraindo mais de 15 mil visitantes, entre produtores, baristas, mestres de torra, especialistas e empreendedores. Ao todo, foram servidos cerca de 60 mil cafés.

A programação movimentou os três dias de festival com workshops, aulas-show, degustações gratuitas, competições de barismo e lançamentos exclusivos. O público pôde conhecer diferentes métodos de preparo, participar de experiências sensoriais, assistir a palestras com especialistas nacionais e internacionais e ainda prestigiar o Salão do Chocolate Artesanal Capixaba, um dos destaques da edição.

Realizado pelo Instituto Panela de Barro, o Coffees contou com apoio do Sebrae-ES, do Governo do Espírito Santo, por meio da Seag-ES e da Aderes.

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Coffees encerra terceira edição reforçando protagonismo do café capixaba

As competições deram um tom especial ao evento. O TNT Latte Art, realizado no dia 18, abriu a programação destacando a criatividade dos baristas em transformar café com leite em arte. Os vencedores foram: Silvano Barroso (1º lugar), Manoel Moratte (2º lugar) e Luiz Coelho (3º lugar).

Nos dias 19 e 20, o Campeonato Capixaba por Aeropress Brasil e a edição especial Campeão dos Campeões, que celebrou 10 anos da modalidade no país, reuniram nomes de destaque da cena nacional. O Capixaba foi conquistado por Bruno Brasilino, seguido de Raissa Fernandes (2º) e Silvano Barroso (3º).

No Campeão dos Campeões, o primeiro lugar ficou com o barista Mayonn Del Sant, de Curitiba (PR), seguido de Amanda Lobo, de Goiânia (GO), e José Verli, da Bahia (BA). Com a vitória, Mayonn representará o Brasil no mundial que acontece na Coreia do Sul, ao lado do santista Caio Lucena, atual campeão nacional de Aeropress.

Para Alessandro Eller, presidente do Instituto Panela de Barro, o evento cumpriu seu papel de aproximar os capixabas do café de excelência produzido no estado.

“O Coffees mostrou que o Espírito Santo não é apenas um gigante na produção, mas também um celeiro de inovação, cultura e oportunidades. Tivemos uma participação intensa do público e um saldo positivo para os empreendedores, que viram no evento um espaço de valorização e crescimento”, destacou.

Entre os mais de 40 expositores, o empresário Raul Guizelini, do Terrafé, ressaltou o impacto do festival para os negócios:

“Foram dias de muitas conexões. Tivemos a chance de fechar parcerias estratégicas, ampliar nossa rede de contatos e apresentar nossos cafés para novos clientes. O valor gerado em negociações e oportunidades durante o CoffeES é inestimável para empresas que querem crescer e se consolidar no mercado”, afirmou.

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Stefany Sampaio
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Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

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