Entre os dias 18 e 20 de setembro, o Espírito Santo recebeu a terceira edição do Festival Coffees, realizado no estacionamento do Shopping Vitória. O evento se consolidou como a maior vitrine do setor cafeeiro capixaba, atraindo mais de 15 mil visitantes, entre produtores, baristas, mestres de torra, especialistas e empreendedores. Ao todo, foram servidos cerca de 60 mil cafés.
A programação movimentou os três dias de festival com workshops, aulas-show, degustações gratuitas, competições de barismo e lançamentos exclusivos. O público pôde conhecer diferentes métodos de preparo, participar de experiências sensoriais, assistir a palestras com especialistas nacionais e internacionais e ainda prestigiar o Salão do Chocolate Artesanal Capixaba, um dos destaques da edição.
Realizado pelo Instituto Panela de Barro, o Coffees contou com apoio do Sebrae-ES, do Governo do Espírito Santo, por meio da Seag-ES e da Aderes.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Coffees encerra terceira edição reforçando protagonismo do café capixaba
As competições deram um tom especial ao evento. O TNT Latte Art, realizado no dia 18, abriu a programação destacando a criatividade dos baristas em transformar café com leite em arte. Os vencedores foram: Silvano Barroso (1º lugar), Manoel Moratte (2º lugar) e Luiz Coelho (3º lugar).
Nos dias 19 e 20, o Campeonato Capixaba por Aeropress Brasil e a edição especial Campeão dos Campeões, que celebrou 10 anos da modalidade no país, reuniram nomes de destaque da cena nacional. O Capixaba foi conquistado por Bruno Brasilino, seguido de Raissa Fernandes (2º) e Silvano Barroso (3º).
No Campeão dos Campeões, o primeiro lugar ficou com o barista Mayonn Del Sant, de Curitiba (PR), seguido de Amanda Lobo, de Goiânia (GO), e José Verli, da Bahia (BA). Com a vitória, Mayonn representará o Brasil no mundial que acontece na Coreia do Sul, ao lado do santista Caio Lucena, atual campeão nacional de Aeropress.
Para Alessandro Eller, presidente do Instituto Panela de Barro, o evento cumpriu seu papel de aproximar os capixabas do café de excelência produzido no estado.
“O Coffees mostrou que o Espírito Santo não é apenas um gigante na produção, mas também um celeiro de inovação, cultura e oportunidades. Tivemos uma participação intensa do público e um saldo positivo para os empreendedores, que viram no evento um espaço de valorização e crescimento”, destacou.
Entre os mais de 40 expositores, o empresário Raul Guizelini, do Terrafé, ressaltou o impacto do festival para os negócios:
“Foram dias de muitas conexões. Tivemos a chance de fechar parcerias estratégicas, ampliar nossa rede de contatos e apresentar nossos cafés para novos clientes. O valor gerado em negociações e oportunidades durante o CoffeES é inestimável para empresas que querem crescer e se consolidar no mercado”, afirmou.
Leia também: