
Duas empresas capixabas ganharam destaque durante a Feira Internacional de Comércio e Investimento de Macau (MIF), em conjunto com a Exposição de Produtos e Serviços de Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX). Durante a realização do evento foram realizadas premiações, com destaque para a escolha dos melhores cafés entre os países de língua portuguesa.
Alguns vencedores e destaques recentes incluem a empresa Café Chiara, que conquistou premiações entre os melhores cafés entre os países de língua portuguesa. Além da startup capixaba Farmly que se destacou em duas categorias – melhor grão torrado de origem única e melhor blend para espresso – e ainda recebeu o prêmio geral como melhor café da feira.
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Farmly quer abrir escritório em Macau, conectando produtores brasileiros a torrefadores internacionais
Fundada há seis anos, a Farmly nasceu com uma proposta: conectar produtores de cafés especiais diretamente a torrefadores e importadores, eliminando intermediários e promovendo relações comerciais mais justas e transparentes.
Por meio de sua plataforma digital, os produtores enviam amostras de café para avaliação de provadores parceiros e, uma vez aprovadas, as ofertas ficam disponíveis para negociação. Hoje, a plataforma reúne mais de 2 mil produtores do Brasil e da Colômbia, sendo um importante canal de exportação de cafés especiais.
O prêmio em Macau representa reconhecimento da qualidade e inovação da Farmly, mas também abre portas para a expansão internacional. Com o apoio da CPLP, a startup iniciará suas operações no país com um escritório local, que funcionará como porta de entrada para novos negócios e contratos de fornecimento.
Adriano Salvi, fundador da Farmly Café, destaca que a China é um mercado de rápido crescimento para o consumo de café.
“Foi uma grande credencial para entrar no mercado chinês. Voltamos de lá com vários pedidos de café e negociações já em andamento. A China está sendo muito receptiva ao café brasileiro, e nossa plataforma permite que os produtores se conectem diretamente com compradores internacionais”, explica Adriano Salvi.
Além da China, a startup já consolidou sua atuação na Europa, atendendo 27 países, e planeja expandir também para o Oriente Médio, participando da feira World of Coffee Dubai 2026. O objetivo é fortalecer o mercado internacional de cafés especiais brasileiros, garantindo mais visibilidade, melhores preços e relações comerciais diretas para os produtores.

Cresce relação comercial entre Espírito Santo e China
A relação entre o agronegócio capixaba e a China tem se intensificado nos últimos anos, com o estado se consolidando como um importante ponto logístico para exportações brasileiras.
Embora o país asiático seja o principal destino das commodities do Brasil, como soja, carne e milho, o Espírito Santo vem ampliando sua pauta exportadora, incluindo carne bovina, celulose e café.
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