O Buda de Ibiraçu no Mosteiro Zen Morro da Vargem, se transformou em um dos ícones turísticos do Espírito Santo – Foto: Divulgação | Sebrae/ES
O Buda de Ibiraçu no Mosteiro Zen Morro da Vargem, se transformou em um dos ícones turísticos do Espírito Santo – Foto: Divulgação | Sebrae/ES

No Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) divulgou a pesquisa Dados e Tendências – Turismo, com informações que reforçam a importância do setor para a economia capixaba. O levantamento reúne dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e mostra que o volume das atividades turísticas no estado cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho colocou o Espírito Santo na 4ª posição entre as Unidades da Federação com maior avanço no setor.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Avanço do turismo no estado

Em 2023, o turismo empregava formalmente 46.362 pessoas, sendo quase 70% em atividades ligadas à alimentação. Já no 1º trimestre de 2025, segundo estimativas da PNAD analisadas pelo IJSN, cerca de 179 mil pessoas estavam ocupadas em atividades turísticas no Espírito Santo – 66% com carteira assinada e 34% na informalidade.

“Os resultados apontam o aumento na atividade turística do Espírito Santo, o que indica que a priorização do turismo tem apresentado avanços. É um trabalho desenvolvido por diversos atores, públicos e privados, com iniciativas para fortalecer governanças, estruturar empreendimentos turísticos e promover o estado”, reforçou o coordenador do núcleo de turismo do Sebrae/ES, Leandro Dalcomo Tononi.

Atualmente, o Espírito Santo conta com 64.048 empresas ligadas ao turismo, o que representa 11,2% de todos os empreendimentos ativos no estado. Mais de 70% desses negócios atuam no ramo de alimentação, confirmando a força da gastronomia como atrativo turístico.

Tendências e oportunidades

O documento também trouxe projeções do Ministério do Turismo sobre o futuro do setor, destacando a busca crescente por experiências autênticas, destinos alternativos e vivências culturais. Turismo sustentável, de bem-estar, gastronômico, esportivo e de aventura estão entre os segmentos que mais devem crescer nos próximos anos.

Outro dado relevante é a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE), que lideram a geração de empregos no turismo. Somente até junho de 2025, foram criados 940 novos postos de trabalho nos pequenos negócios do setor, o equivalente a 73% de todas as vagas abertas no período, segundo o Caged.

Vitória ganha destaque entre turistas

A capital capixaba vem conquistando espaço nos rankings nacionais e internacionais. Em 2024, Vitória ficou em 12º lugar entre os destinos mais buscados por viajantes brasileiros na plataforma Decolar e em 15º lugar no ranking do Google Destination Insights.

No cenário internacional, a empresa de tecnologia de viagens Grupo Desapegar colocou Vitória na 10ª posição entre os destinos brasileiros mais procurados por turistas estrangeiros em 2024.

Já no Carnaval de 2025, segundo dados da IATA, Vitória registrou aumento de 12% nas reservas aéreas, ocupando o 8º lugar entre os destinos mais reservados do país.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.