A programação da Fenecon também inclui apresentações culturais
A programação da Fenecon também inclui apresentações culturais

Começa hoje, nesta quarta-feira (13), e segue até o dia 16 de novembro, a 4ª edição da Feira de Negócios e Agroturismo de Conceição do Castelo (Fenecon), na Área de Eventos Sanfonão, reunindo empreendedorismo, cultura e turismo no Sul do Espírito Santo. Serão 175 empresas expositoras, o maior número desde a criação do evento, com expectativa de receber mais de 35 mil visitantes.

A feira chega à sua quarta edição com estrutura ampliada e programação diversificada, com o objetivo de proporcionar ao público uma imersão em negócios, cultura, gastronomia e música, reforçando o potencial econômico e turístico do município.

Em 2024, a Fenecon movimentou cerca de R$ 10 milhões em negócios. Para este ano, a estimativa é superar esse valor, alcançando mais de R$ 12 milhões em volume negociado durante os quatro dias de programação.

Segundo o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo (Acicc), Cristiano Rutilar, a feira tem sido um marco na consolidação da Rota Turística Vale do Emboque, que reúne empreendimentos ligados ao agroturismo, gastronomia e cultura local.

“A Fenecon nasceu grande e ganhou visibilidade muito rápido. Hoje, mais do que receber expositores e visitantes, ela coloca Conceição do Castelo no mapa do turismo e dos negócios”, afirma Cristiano.

Ele destaca ainda o papel das parcerias para a realização da feira. “A Acicc organiza, mas a gente não faz nada sozinho. Sebrae e Sicoob ES estão conosco desde o início. O Sicoob acreditou no projeto quando ele era só uma ideia. Sem essas parcerias, esse crescimento não seria possível”, ressalta.

A diversidade de expositores é um dos pontos fortes do evento. “Temos comércio local, agroindústrias e, principalmente, gastronomia. A culinária de Conceição do Castelo tem ganhado destaque em outras feiras também, inclusive fora do município. A costela, a carne de porco na lata e a gastronomia de influência portuguesa são atrativos que têm conquistado o público”, conta Cristiano.

A expectativa é que o evento atraia, novamente, visitantes de outros estados. “Ano passado recebemos turistas de fora do Espírito Santo, e este ano a divulgação está sendo ainda mais forte, em rádio, TV e redes sociais. Estamos preparados para receber todo mundo”, afirma.

Rota Vale do Emboque ganha força com novas iniciativas de turismo de experiência

A Fenecon também impulsiona a criação e desenvolvimento da Rota Turística Vale do Emboque, que reúne restaurantes, alambiques, charcutarias, pousadas, cafeterias, produção de biscoitos caseiros e experiências rurais. “Não tem como falar da rota sem falar da Fenecon. Muitos desses empreendedores surgiram dentro da feira. A visibilidade que ela trouxe fez com que as pessoas enxergassem ali uma oportunidade real de investir”, afirma Cristiano.

O Sicoob ES é parceiro na criação da identidade visual, mapeamento dos empreendimentos e divulgação da rota. “O Sicoob nos presenteou com toda a identidade visual da rota. Hoje, estamos construindo algo que vai ficar para o futuro. E vários empreendimentos da rota vão estar dentro da feira, mostrando o que o Vale do Emboque tem de melhor”, completa.

A expectativa é que, com a organização da rota e as novas ações estruturantes, o Vale do Emboque se consolide como mais um atrativo do agroturismo capixaba, movimentando a economia local e promovendo experiências autênticas aos visitantes.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.