
O Metaverso é um universo virtual onde poderemos interagir por meio de avatares digitais, esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias utilizadas para indicar um tipo de mundo virtual que imita o nosso mundo real através de dispositivos digitais. É um tipo de espaço coletivo virtual, resumindo, trata-se da soma de realidade virtual, realidade aumentada e a Internet. Isso é sensacional!
A proposta é ambiciosa, o desafio é replicar o mundo real no ambiente virtual, onde poderemos interagir por meio de avatares 3D. Esse universo virtual promete ser o novo capítulo da Internet.
Estamos preparados para abraçar em definitivo o mundo virtual proposto pelo Metaverso?
Preste bem atenção aqui, trata-se de uma tecnologia de comunicação, diversão e negócios nunca vista antes. O Metaverso é uma rede permanente de mundos em 3D com simulações que podem ser experimentadas de forma sincronizada por um número efetivamente ilimitado de usuários.

As respostas relacionadas com o Metaverso podem não ser totalmente claras, mas as promessas de um futuro virtual realista e ao alcance de todos têm um desafio grande pela frente, convencer a nós consumidores, sim, nós simples mortais. Digo isso por questões de privacidade e segurança cibernética.
Leia também: A segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais.
No período pós-pandemia e principalmente com as mudanças aceleradas no âmbito da internet, como a tecnologia 5G, algo novo parece estar acontecendo de forma revolucionária. Partindo do princípio de que o Metaverso é a direção para um ponto comum entre os mundos real e virtual, todas as áreas de criação que hoje já compõem o ambiente digital tendem a se beneficiar.
Não é “loucura” minha, entenda, empresas poderão comercializar terrenos virtuais para servir de base para diversas lojas de luxo interessadas em explorar o mundo do Metaverso. A lógica é a mesma do mercado imobiliário tradicional. A aposta é de valorização dos espaços digitais para exposição de produtos de marcas famosas, como uma bolsa da Gucci, por exemplo. Com essa tecnologia espera-se criar uma rua da moda virtual que seja algo parecido com a Quinta Avenida. Os terrenos adquiridos podem ser revendidos a depender da oferta, alugados ou explorados comercialmente para veicular anúncios de marcas de luxo famosas.
O avanço de tecnologias como o 5G possibilitará produções de maior qualidade gráfica, mais rápidas e possivelmente mais acessíveis. O Metaverso permitirá diversas possibilidades de interação com usuários em realidade aumentada e mídia programática, além de mais experiências híbridas em estádios, shows, eventos e feiras de negócios. Inclusive já acontecem nos mercados em que a tecnologia está mais avançada.
Leia também: 5G, entenda como ela mudará a nossa vida!
Sabemos que a pandemia mudou a maneira como interagimos com o mundo digital e o mundo real, é ou não é verdade? Ficamos bastante tempo em casa e passamos a questionar o quão produtivas ou interessantes são as experiências virtuais. Recentemente fui a um evento presencial e enfrentei diversos problemas como filas, custo alto de deslocamento e alimentação que poderiam ser resolvidos com uma experiência virtual, em que eu poderia consumir o mesmo conteúdo das palestras e network de forma digital em casa, sem todo esse stress de ponte aérea, entre outros.

De certa forma a Meta tende a monopolizar a construção desse universo digital, mas ela não está sozinha. Empresas como a Epic Games, Nvidia, Microsoft e Roblox também estão interessadas nessa nova experiência da Internet.
O Metaverso é mais uma oportunidade para as empresas entenderem o comportamento do consumidor. Produtos podem ser testados nesses ambientes virtuais para avaliar a receptividade do público e, eventualmente, desenvolvê-los no mundo real. Empresas como a Nike estão de olho nesse movimento. Vivemos no mundo real (físico) com muitas interações digitais, isso é fato, quando falamos das possibilidades do Metaverso no presente, algumas coisas já estão traçadas como uma nova maneira de interagir com amigos e familiares em chamadas ou reuniões de trabalho.
Eventos presenciais também podem ser beneficiados com experiência híbridas, assim como consultas médicas, reuniões de escola, venda e customização de roupas e até mesmo shows de artistas e feiras de negócios.
Não podemos deixar de comentar sobre a privacidade de dados.
Diante de tantas mudanças e possibilidades, surgem questões delicadas como privacidade de dados e comportamento. Como usaremos tais tecnologias? Como irão nos afetar? A tendência é que se reproduzam no mundo virtual comportamentos que já existem no mundo real para o bem e para o mal. Provavelmente teremos de construir um código de ética comum desses ambientes e precisaremos definir como ele será aplicado e por quem.
Leia também: Como denunciar um crime virtual.
É preciso que o usuário que decidir participar desse mundo virtual, tenha plena consciência de que ficará mais vulnerável no que se refere à sua privacidade e dados pessoais e saiba o quanto estará disposto a correr esse risco.
Bom, seja bem vindo(a) ao mundo do Metaverso. Se pintar dúvida por aí entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar você.
Forte abraço!

