Histórias de sucesso e de liderança que inspiram o tempo todo

Nova apresentadora do programa Negócios de Sucesso, Roberta Salgueiro foi apresentada à profissão de jornalista ainda criança e, desde então, mostrou muita afinidade com a comunicação. Formada em Rádio e Televisão pela Faesa, trabalhou em várias emissoras do estado e também teve a oportunidade de trabalhar em uma emissora nacional. “Hoje meu leque se abriu ainda mais com o programa Negócios de Sucesso, que me permite utilizar minha bagagem, colocá-la em prática e abrir mais espaço para novos aprendizados e oportunidades”, revela.

Quem é Roberta Salgueiro?

Sou mãe, esposa e uma apaixonada declarada pela profissão. Em todos os campos da vida gosto de caminhar com muita leveza e descontração e assim, cada vez mais, chego perto dos meus sonhos. Por sinal, está aí outra grande característica minha: sou uma mulher cheia de sonhos, alguns realizados e muitos ainda a realizar. Um inclusive em fase de realização: este atual momento na Rede Vitória.

Como já está sendo e vai ser o programa Negócios de Sucesso sob sua responsabilidade e apresentação? 

O programa Negócios de Sucesso mantém sua essência de valorizar os empresários, apresentar os cases de sucesso e destacar quem faz a diferença. Mas a nova realidade econômica do país levou à descoberta de uma enorme capacidade empreendedora nos brasileiros e nos levou a exercitar toda nossa criatividade. Assim como o brasileiro passou por essa mudança, o programa também, e isso nos fez prestar atenção nesse novo comportamento e transformar essas novas histórias de empreendedorismo em pautas. A cada semana, desenvolvemos programas temáticos com assuntos de grande relevância para todos os tipos de negócios.  

O que representa para você apresentar um programa que evidencia casos de sucesso no mundo empresarial?

É uma grande e prazerosa responsabilidade contar histórias de empresas que deram certo e levar isso até o telespectador, como exemplo e inspiração para quem está começando. Sempre penso nesse perfil de telespectador. Sempre penso que do outro lado da TV certamente tem uma pessoa que vai abrir seu negócio ou acabou de abrir e precisa de orientações. Penso também que do outro lado da TV tem um empresário consolidado no mercado, mas que ao ver uma novidade no programa pensa em agregá-la à empresa dele. Olha só o tamanho da minha responsabilidade!

Quais são, para você, os desafios de se empreender hoje em dia?

Empreendedorismo é um assunto relativamente novo para nós, brasileiros. Repare: em nenhum momento na escola somos estimulados a empreender, crescer e ter nosso próprio negócio. É da cultura do brasileiro ser funcionário. Mas a crise nos trouxe novos aprendizados, fez o brasileiro colocar em prática toda sua criatividade, arregaçar as mangas e muitos dos 14 milhões de desempregados criaram seus próprios negócios. Então, acredito que o grande desafio está sendo essa descoberta e essa transição de empregado ou desempregado à empresário.

E como o programa Negócios de Sucesso auxilia empresários a empreenderem e inovarem nesse cenário?

O programa se torna uma troca de experiência e uma grande vitrine para todos. A história de um empresário e os novos investimentos que ele tem feito em sua empresa, muitas vezes, leva ao outro empresário telespectador uma solução, uma ideia nova para implantar na empresa, ou até mesmo estimula o telespectador a abrir seu próprio negócio. Acaba que ele se identifica, gosta da ideia e acredito que aquilo pode trazer benefícios à vida ou ao negócio dele.

Quais são suas expectativas à frente do programa?

Desde que estou à frente do programa descobri um universo muito gostoso de se trabalhar. Descobri que contar histórias faz a gente se identificar e que muitos dos grandes empresários começaram bem pequenos, assim como o “Sr. João da padaria”. Minha expectativa é amanhã contar a história dele e a de muitos outros por aí.

Como o programa Negócios de Sucesso colabora para a formação de líderes no estado?

Essa palavra nunca esteve tão em alta no mercado. Antigamente tínhamos “chefes”, hoje temos líderes. O líder está totalmente ligado aos resultados de uma empresa, ao crescimento dela e à satisfação do funcionário. Inclusive, temos trabalhado essa mudança de conceito no programa e chegamos até a fazer um especial sobre esse tema. Quando mostramos os cases de sucesso, é inevitável perguntar sobre liderança, afinal, ela foi um dos grandes segredos para a empresa chegar onde está. 

Qual a importância de se reconhecer e premiar os empresários que se destacam como líderes em seus segmentos?

Você trabalha o ano todo se equilibrando em cima de uma corda para não cair. Adversidades acontecem e você não cai, a corda balança e você está ali concentrado no seu foco final, no seu objetivo e, ufa, você chega lá! Nessa chegada, nada mais acolhedor do que aplausos, reconhecimento, mérito. Isso valoriza o profissional e o estimula a dar o próximo passo. Esta é a importância do Prêmio Líder Empresarial: reconhecer, destacar e incentivar o empresário que fez a diferença, que conseguiu atravessar as adversidades e chegou lá. Isso dá fôlego e ânimo para o próximo ano e os próximos desafios.

Quem mensagem deixaria para os líderes e para aqueles que se inspiram nessas pessoas?

Antigamente, a gente tinha medo de entrar na sala do chefe. Diante dos novos conceitos de cargos superiores dentro de uma instituição, ser líder se tornou algo admirável. Hoje em dia, a gente sente prazer em ter uma reunião com o líder. Você reparou que o líder se tornou uma fonte de inspiração para os funcionários e colaboradores? Eu mesma sou fã do meu líder Alexandre Carvalho, e quando crescer quero ser igual a ele! O líder age como um grande técnico de um time, que incentiva, estimula, tem seu tempo dedicado a sua equipe, a ouve, sabe cobrar, a desafia e, acima de tudo, sabe dar exemplo. No seu negócio você também é assim? Quando um líder é bem visto, a empresa também é!

Confira todas as reportagens, entrevistas e premiados na Revista Líder Empresarial

Roberta Salgueiro
Apresentadora do programa Negócios de Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *