Geral

Coreia do Norte diz que Kim supervisionou testes de sistema de armas

Coreia do Norte diz que Kim supervisionou testes de sistema de armas Coreia do Norte diz que Kim supervisionou testes de sistema de armas Coreia do Norte diz que Kim supervisionou testes de sistema de armas Coreia do Norte diz que Kim supervisionou testes de sistema de armas

A Coreia do Norte afirmou que o líder Kim Jong-un supervisionou testes de um novo sistema de armas não especificado, o que estendeu uma sequência de demonstrações vista como tentativa de criar poder antes de negociações com os Estados Unidos.

A informação da mídia estatal da Coreia do Norte veio horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que Kim expressou o desejo de se encontrar novamente com ele para discussões nucleares após exercícios militares conjuntos dos EUA com a Coreia do Sul terminarem. Trump disse ainda que o líder norte-coreano se desculpou pelos recentes lançamentos balísticos de curto alcance.

Em nota separada, o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou a Coreia do Sul por manter seus ensaios militares com os EUA, e disse que futuros diálogos serão feitos apenas por Pyongyang e Washington, e não entre as Coreias.

Na véspera, o Exército da Coreia do Sul afirmou que detectou lançamentos da Coreia do Norte de o que pareciam ser mísseis de curto alcance no mar.

A quinta rodada de lançamentos de armas da Coreia do Norte em menos de três semanas foi vista como um protesto pelo ritmo lento das negociações nucleares com os Estados Unidos e pela continuidade dos exercícios militares conjuntos norte-americanos e sul-coreanos que, de acordo com a Coreia do Norte, são ensaios de uma invasão.