Geral

Equador expulsa grupo militar dos EUA

Equador expulsa grupo militar dos EUA Equador expulsa grupo militar dos EUA Equador expulsa grupo militar dos EUA Equador expulsa grupo militar dos EUA

Quito – O Equador ordenou que todos os 20 funcionários do Departamento de Defesa dos EUA pertencentes a um grupo militar na embaixada norte-americana deixem o país até o fim do mês, segundo informações obtidas pela Associated Press.

Em carta datada de 7 de abril, o Equador ordenou que o grupo interrompa todas as operações, disse o porta-voz da embaixada norte-americana Jeffrey Weinshenker.

O presidente Rafael Correa reclamou publicamente em janeiro da presença de muitos militares norte-americanos no Equador. O presidente disse que o grupo consistia de 50 pessoas e os acusou de se infiltrarem em todos os setores do país.

Weinshenker informou que o grupo militar possui 20 funcionários do Departamento de Defesa, nem todos uniformizados. No ano passado, Washington forneceu US$ 7 milhões em auxílio à segurança equatoriana, incluindo treinamento técnico para manutenção de aeronaves e cooperação no combate às ações de tráfico de drogas, tráfico humano e terrorismo, disse o porta-voz norte-americano.

Ele também afirmou que a cooperação militar dos EUA no Equador acumula quatro décadas e que todas as atividades foram realizadas com a aprovação explícita dos equatorianos. Fonte: Associated Press.