Geral

Justiça decide que SBT vai renovar com TV Tribuna no ES

A decisão liminar veio após o SBT ter decidido pela não renovação do contrato com o Grupo João Santos, da Rede Tribuna, após 38 anos de acordo

Justiça decide que SBT vai renovar com TV Tribuna no ES Justiça decide que SBT vai renovar com TV Tribuna no ES Justiça decide que SBT vai renovar com TV Tribuna no ES Justiça decide que SBT vai renovar com TV Tribuna no ES
Foto: Folha Vitória
Torre de transmissão da TV Tribuna no Parque da Fonte Grande

A Justiça do Estado de Pernambuco determinou a renovação obrigatória do contrato entre o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e a Rede Tribuna no Espírito Santo pelos próximos cinco anos.

A decisão liminar veio após o SBT ter decidido pela não renovação do contrato com o Grupo João Santos, da Rede Tribuna, após 38 anos de acordo entre as empresas. O conteúdo só seria transmitido na TV Tribuna até o próximo dia 1º de julho. 

Entenda alegações do grupo João Santos:

• Um dos fatores alegados pela afiliada no processo é de que a receita com a programação televisiva compõe a maioria da receita para pagamento dos seus custos, sendo também fonte geradora de empregos.
• Alegou que é uma emissora de TV afiliada do SBT e que na relação comercial entre elas nunca houve qualquer inobservância quanto às obrigações com a emissora paulista.
• Manteve contato com o SBT, com objetivo de “demonstrar a impossibilidade de quebra do negócio jurídico simplesmente em virtude do ajuizamento de pedido de recuperação judicial”.
• Afirmou ter realizado investimentos de alta quantia para cumprimento do contrato de afiliação, a exemplo da expansão do sinal digital, dispositivos como “transmissores digital de alta definição, antenas, amplificadores, mesa de áudio, conversores e outros equipamentos” – totalizando R$ 3.487.462,30.
• Pontuou a essencialidade do contrato no processo de reestruturação de todo o grupo, que passa por recuperação judicial, o que justificaria a intervenção da Justiça para determinar a renovação do contrato em nova vigência de 05 anos.

A decisão

Na decisão do juiz Marcus Vinicius Barbosa de Alencar Luz, da 15ª Vara Cível da Capital (Recife), afirmou-se que o contrato da afiliada (Rede Tribuna) com o SBT é responsável pelo pagamento de mais de 57% dos custos da Nassau Editora, de forma que, caso seja desfeito o acordo entre as empresas, a capacidade de pagamento da empresa devedora (em recuperação) será gravemente prejudicada.

Desse modo, entendeu-se que o contrato é essencial à manutenção da atividade empresarial da Rede Tribuna, até pela dependência econômica.

Além disso, o magistrado entendeu que a relação entre as partes durou todos esses anos sem que houvesse grandes problemas. Inclusive, o SBT não teria mencionado qualquer tipo de descumprimento contratual pela empresa que também atua no Espírito Santo. 

O juiz também pontuou que entendeu que o que gerou desinteresse do SBT em manter-se vinculado à Rede Tribuna foi o processo de recuperação judicial. 

No entanto, a autoridade judiciária esclareceu que o entendimento deve ser justamente o contrário, de que a preservação do contrato é fundamental à manutenção da atividade da empresa que enfrenta dificuldades financeiras. Só seria o caso de afastamento se ficasse comprovado que a relação ficaria mais penosa para o SBT, o que não foi mencionado.

“O mero ajuizamento do pedido recuperacional não deve ser – por si só – argumento suficiente para que a devedora não desempenhe sua atividade empresarial”, disse. 

O que diz o SBT

À Coluna Pedro Permuy, do Folha Vitória, o SBT reitera nesta terça-feira (13) que a emissora de Silvio Santos não se pronunciará sobre o caso.

O que diz o Grupo João Santos – Rede Tribuna

O Grupo João Santos também se manifestou sobre a decisão da 15ª Vara Cível do Recife desta quarta-feira (13), afirmando que o juiz se baseou na essencialidade do contrato para a preservação da atividade empresarial.

Desde dezembro de 2022, a TV Tribuna e outras 42 empresas, que integram o Grupo João Santos, um dos maiores conglomerados do País, estão sob nova gestão. Os atuais presidentes, que assumiram a gestão da holding controladora das empresas do grupo em agosto de 2022, já reativaram fábricas que estavam ociosas e preveem faturamento de R$ 1 bilhão em 2023.

“Os novos gestores ressaltam que todos os investimentos acordados com o SBT para que a TV Tribuna continue afiliada à emissora no Espírito Santo serão cumpridos. A decisão da Justiça respalda o compromisso do Grupo João Santos de continuar a produzir jornalismo ético e de credibilidade oferecido aos capixabas há 85 anos”, afirmou a nota.