Geral

Justiça Federal nega liminar de desocupação do Ifes São Mateus

Os estudantes ocupam o Ifes São Mateus desde o dia 11 de outubro. Os alunos manifestam-se contra a Proposta de Emenda à Constituição 241

Justiça Federal nega liminar de desocupação do Ifes São Mateus Justiça Federal nega liminar de desocupação do Ifes São Mateus Justiça Federal nega liminar de desocupação do Ifes São Mateus Justiça Federal nega liminar de desocupação do Ifes São Mateus
A defesa dos estudantes que ocupam o Anexo II do campus de São Mateus está sendo feita pela Defensoria Pública da União Foto: Reprodução Facebook

O juiz federal Rodrigo Gaspar Melllo, da 1ª Vara Federal de São Mateus, negou liminar para a desocupação do Instituto Federal de Educação de São Mateus (Ifes) em ação de reintegração de posse interposta pela direção da escola. A defesa dos estudantes que ocupam o Anexo II do campus de São Mateus está sendo feita pela Defensoria Pública da União, que alegou não se tratar de questão possessória, mas sim de um movimento que tem o objetivo de expressar o pensamento sobre questões se põem no debate político nacional. 

Os estudantes ocupam o Ifes São Mateus desde o dia 11 de outubro. Os alunos manifestam-se contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que limita pelo prazo de vinte anos o orçamento destinado à educação pública e a outras áreas; a Medida Provisória 746, que reestrutura o ensino médio, e o Projeto de Lei 193/2016, que institui a “escola sem partido”, além de terem uma pauta de reivindicações local, que inclui a conclusão das obras de um dos prédios da escola.

Na sua decisão, o juiz lembra: “Assegurar aos estudantes que vêm ocupando as escolas, institutos e universidade em todo o país (inclusive o prédio do Anexo II do campus do IFES – São Mateus) organizados pela UNE, pela UBES e, em São Mateus, pela UMES, é garantir a sobrevivência da própria democracia na medida em que esses movimentos foram os primeiros, e talvez sejam os únicos, a manifestar concretamente sua oposição às propostas do Poder Executivo no campo da Educação”.