Geral

Mais de 30 toneladas de feijão será colhido em Anchieta

O feijão é cultivado em diversas comunidades, com destaque para São Mateus, Emboacica, Belo Horizonte e Goembê. Os produtores estão em plena colheita

Mais de 30 toneladas de feijão será colhido em Anchieta Mais de 30 toneladas de feijão será colhido em Anchieta Mais de 30 toneladas de feijão será colhido em Anchieta Mais de 30 toneladas de feijão será colhido em Anchieta
O agricultor Amarildo da Penha Brandão está satisfeito com a colheita Foto: Divulgação/Prefeitura

O feijão é um dos principais itens presentes na mesa do brasileiro. E no município de Anchieta o grão é cultivado por diversas famílias, gerando renda e abastecendo a despensa. Os produtores estão em plena colheita e satisfeitos com a safra.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, este ano o feijão foi plantado por cerca de 32 famílias do interior do município, em uma área de 30 hectares. A colheita, segunda estimativa da própria secretaria, que acompanha os produtores desde o preparo da terra até o debulhamento dos grãos, será de 32 toneladas.

O feijão é cultivado em diversas comunidades, com destaque para São Mateus, Emboacica, Belo Horizonte e Goembê. De acordo com o secretário da pasta, Geovani Bissa Meriguete, a secretaria incentiva a produção de alimentos com assistência técnica e disponibilidade do serviço de mecanização agrícola. “Estamos sempre acompanhando os nossos produtores rurais, dando assistência técnica e cedendo máquinas para o preparo da terra e colheita”, disse.

Os produtores estão em plena colheita. É o caso da família do senhor Amarildo da Penha Brandão, 55 anos. Ele e a família pretendem colher cerca de 12 sacos. A produção é comercializada em feiras, em sua residência e alimenta toda família durante o ano. “O feijão ajuda a complementar nossa renda. Ele vem para somar com outros produtos que cultivamos”, contou o agricultor que ainda planta milho, mandioca, banana e café.

Segundo o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca, Júlio Brandão, os agricultores iniciaram o plantio em abril, recebendo acompanhamento e orientações técnicas. Conforme Brandão, a colheita no município deve durar cerca de 20 dias.

O município disponibiliza tratores agrícolas e batedeiras de cereais para os agricultores e conta com um agrônomo e quatro técnicos agrícolas que atendem os produtores e aquicultores, dando orientação e assistência técnica.