Geral

O que levar para comer na praia? Confira as melhoras dicas e opções

O Folha Vitória preparou algumas opções para te ajudar a economizar dinheiro e ainda ser saudável.

Nestas férias saber planejar o dia que iremos passar na praia é fundamental para manter uma alimentação saudável e evitar problemas com intoxicação alimentar. Então o Folha Vitória preparou algumas opções para te ajudar a economizar dinheiro e ainda ser saudável. 

Segundo a Nutricionista Estela Reginatto o ideal é optar por refeições mais leves que sejam de fácil digestão para evitar aquela sensação de 'barriga inchada' na praia. "Devemos incluir nestas opções fontes de proteínas, gorduras boas e alimentos ricos em fibras também. Lembre-se sempre de hidratar-se, pois a hidratação é fundamental nestes dias de verão onde a desidratação ocorre sem que percebamos. Desta forma é possível sentir-se saciado por mais tempo durante os dias de diversão."

Primeira dica:

Tenha uma caixa térmica ou uma bolsa térmica, uma ótima sugestão é ter duas garrafas pet de água congelada para deixar na bolsa e conservar mais os alimentos.

Uma boa opção para levar na caixa térmica é o sanduíche natural.

Modo de preparo:

2 fatias de Pão Integral

Requeijão para passar no pão

Atum ou frango desfiado

Cenoura ralada

Beterraba ralada

3 fatias de tomate

2 folhas de alface

Prepare o sanduíche e tempere com azeite de oliva. Para transportar enrole o sanduíche no papel manteiga e depois passe pelo papel alumínio. Coloque o sanduíche minutos antes de ir à praia.

Segunda dica:

Macarrão parafuso ou penne cozidos e temperadinho ou pedacinhos de batata doce cozida também são ótimas opções.

Modo de preparo:

Frango desfiado ou atum ou sardinha já temperadinhos

Tomatinhos cereja

Milho verde

Cenoura ralada

Ervilha ou grão de bico

Cogumelos

Tomatinhos cereja

Alface picada

Como preparar:

Coloque os ingredientes mais pesados e mais molhados na base do pote, ou seja, o frango desfiado, o atum ou sardinha, depois coloque a batata doce ou o macarrão já cozido por cima. 

Acrescente o milho, a ervilha e os cogumelos, cenoura ralada e beterraba ralada, depois acrescente o tomate cereja inteiro e as folhas verdes picadinhas e bem sequinhas por cima. Acrescente 1 fio de azeite por cima ao final. Leve a geladeira e enrole no papel alumínio antes de colocar na caixa térmica.

Terceira dica:

Frutas como maçã, pêssego, uva, ameixa fresca, pêra, melancia e melão são sempre ótimas opções!

É sempre importante lavar as frutas e armazenar em um potinho ou sacolinhas individuais.

Quarta dica:

Uma opção que as crianças sempre gostam são os Cookies saudáveis de chocolate. 

Modo de preparo:

½ xícara de óleo de coco ou manteiga a temperatura ambiente

1 ovo inteiro

½ xícara de açúcar (pode ser demerara ou mascavo ou açúcar de coco)

Misture bem estes ingredientes com o garfo ou foet.

Acrescente ½ xícara de cacau em pó puro com 1 colher de chá de essência de baunilha, depois acrescente 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 xícara de Aveia (farelo fino) acrescente 1 colher de sopa de gergelim ou chia, mexa bem até a mistura ficar bem homogênea. Pegue as porções com uma colher de sopa e faça formatos redondinhos com um espaço entre um e outro. Asse em uma forma forrada com papel manteiga. Asse em fogo pré-aquecido por 15 a 20 minutos. Pode ser consumido em até 4 dias e devem ser guardados na geladeira.

Quinta dica

Mix de frutas secas com castanhas oleaginosas. Prepare kits em pacotinhos tipo de chup-chup com as opções que você mais gostar.

OLEAGINOSAS: Castanha do Pará, nozes, amendoim, amêndoas, macadâmia.

FRUTAS SECAS: uva passa e damasco

Sexta dica

Sucos naturais são sempre bem vindos. É só escolher seu suco favorito, congelar e assim quando for tomar na praia ainda estará geladinho.

Pontos moeda