Geral

Chefs apontam as delícias da gastronomia capixaba que você não pode deixar de provar

A moqueca capixaba e a torta capixaba foram apontadas como unanimidades pelos chefs Alessandro Eller, Juarez Campos e Gilson Surrage

Foto: Reprodução

O Espírito Santo, além de ser reconhecido pelas belezas naturais, possui uma gastronomia proveniente da tradição pesqueira. Durante o verão, com o aumento do número de turistas, os restaurantes investem cada vez mais em pratos que são a cara da temporada.

Para ajudar na hora da escolha, o Folha Vitória ouviu três renomados chefs sobre as receitas imperdíveis da gastronomia capixaba.

Para o chef e apresentador do programa Chef de Família, Alessandro Eller, a moqueca capixaba, o bobó de camarão e a torta capixaba são os principais expoentes da culinária do estado. "O bobó e a moqueca, apesar de serem encontradas em outras regiões do Brasil, são preparados de uma forma diferente no Espírito Santo. Já a torta é uma receita tipicamente capixaba. Na realidade, ela é a soma de várias moquecas com o acréscimo de palmito, bacalhau, azeitonas e ovos".

De acordo com o chef Juarez Campos, a moqueca capixaba e a torta capixaba são os principais pratos da culinária local. Além disso, o chef destaca a receita de garopa salgada com banana da terra, encontrada em poucos restaurantes do Espírito Santo. "É uma pena que uma receita tão diferenciada, e repleta de contrastes, esteja se perdendo dentro da cultura local. A receita é única. Posso dizer que a garopa salgada é o bacalhau capixaba".

Além da moqueca e da torta, o chef Gilson Surrage destaca o tradicional peroá com fritas, vendido nos quiosques e restaurantes do litoral capixaba. Mas o chef ainda ressalta as adaptações capixabas das receitas de paella e também um prato autoral, o famoso arroz à Nogueira Gato.

Confira a lista completa:

#Moqueca Capixaba

Foto: Divulgação

#Torta Capixaba

Foto: Divulgação

#Bobó de Camarão

Foto: Divulgação

#Caranguejo

Foto: Divulgação

#Casquinha de Siri

Foto: Divulgação

#Sururu

Foto: Divulgação

#Peroá Frito

Foto: Divulgação

#Camarão no Coco

Foto: Divulgação

#Muma de Siri

Foto: Divulgação

#Paella Capixaba

Foto: Divulgação


Pontos moeda