Geral

Saiba quais são as marcas de café irregulares apreendidas em supermercados da Grande Vitória

A polícia apreendeu cerca de 28 mil unidades de café em oito supermercados da Grande Vitória. Segundo as investigações, o café era misturado com cascas e paus e tinha outras irregularidades

Foto: divulgação SESP

Mais de 28 mil unidades de café irregulares foram apreendidas em oito supermercados da Grande Vitória durante uma operação policial na tarde desta segunda-feira (10). Os cafés recolhidos das prateleiras são das marcas TEM+, Minete e Campestre

O nome das marcas foi divulgado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), que afirmou, ainda, que permanece ao dispor para demais esclarecimentos. 

Os estabelecimentos comerciais onde os produtos foram recolhidos ficam nos bairros de Gaivotas, Aribiri, Alecrim e Porto Novo, em Vila Velha; Porto de Santana e São Francisco, em Cariacica; e Barcelona, na Serra.

A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) em conjunto com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). 

Segundo a polícia, o café era vendido com cascas e paus misturados, fora dos padrões mínimos de qualidade, com alto teor de umidade, e com problemas na rotulagem, conforme laudos expedidos pelo Laboratório Central (Lacen).

Essas características, de acordo com titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, ferem os direitos do consumidor. 

"Esses problemas foram encontrados em três marcas. Cada uma delas apresentava um problema específico, um teor de impureza especifico. Uma das marcas, por exemplo, apresentava problema de umidade, de impureza e rotulagem. Outra só apresentava problema de impureza. Cada uma tinha sua peculiaridade, mas as três apresentavam indícios de irregularidades que configura algum crime contra o consumidor ou contra a relação de consumo", explicou.

Ainda de acordo com o delegado, a partir de agora a polícia irá investigar se as falhas encontradas foram intencionais ou um erro de produção.

"Vamos investigar se essa mistura com o café estava sendo feita dolosamente ou se foi alguma falha de produção. Se identificarmos que essas empresas produziam de forma para fraudar o consumidor, elas vão responder pelo crime contra relação de consumo. Os proprietários podem pegar de dois a cinco anos de prisão", disse.

O material foi recolhido das prateleiras dos supermercados e, como apresentavam irregularidades, a polícia irá solicitar uma autorização na Justiça para destruição dos pacotes de café.

"Além disso, vamos comunicar ao Ministério Público e ao Procon para que eles possam tomar as medidas administrativas contra as empresas para que elas possam se adequar as produções", acrescentou o delegado. 

O que dizem a Associação Brasileira da Indústria de Café e o Sindicato da Indústria do Café do ES

Após as apreensões a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e o Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé) divulgaram uma nota em que afirmam que as irregularidades encontradas lesam os direitos do consumidor, já que os produtos apresentavam alta quantidade de impurezas ou alto teor de umidade, e estavam fora de padrões mínimos de qualidade.

As entidades disseram ainda que apoiam a atuação da Polícia Civil, e dos demais envolvidos, pelas iniciativa de proteção ao consumidor no combate às fraudes.

LEIA TAMBÉM:

>> Azeites falsificados no ES: veja marcas irregulares e saiba o que fazer se você comprou

>> Veja a lista das sete marcas de azeite falsificado identificadas pela polícia no ES

Pontos moeda