Geral

Produtores rurais do ES fecham BR 101 em protesto contra importação de café

A autorização para a importação do café conilon foi admitida pelo Ministério da Agricultura no final do ano passado com o argumento da falta do grão para a indústria

As duas vias foram interditadas Foto: Divulgação/PRF

Contra a importação de café, produtores rurais do Espírito Santo bloquearam a BR 101. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois pontos foram interditados. Um foi na altura de Jaguaré e outro em Pedro Canário. 

A pista foi completamente bloqueada às sete horas desta quarta-feira (22). Os manifestantes disseram que vão panfletar para que os motoristas conheçam o motivo da manifestação. Por volta das 12 horas eles liberaram as pistas.

A autorização para a importação do café conilon verde do Vietnã foi admitida pelo Ministério da Agricultura no final do ano passado com o argumento da falta do grão para a indústria, mas foi suspensa até o levantamento final do estoque existente no País.

A BR 101 foi fechada no início da manhã Foto: Divulgação/PRF

Em ligação feita para o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), na noite da última terça-feira (21), o presidente da República Michel Temer (PMDB) anunciou a suspensão temporária da importação de café, que poderia causar prejuízos na ordem de R$ 1,5 bilhão aos cafeicultores capixabas. 

A suspensão temporária se deu após parlamentares das bancadas do ES, MG, RO e BA se reunirem com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy. Segundo Lelo Coimbra (PMDB-ES), que afirmou que a vitória é uma conquista coletiva, a mobilização agora se concentrará para conseguir a suspensão definitiva da portaria assinada pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi.

Pontos moeda