Geral

Cadastramento biométrico chega ao fim em Vila Velha com mais de 85% dos eleitores cadastrados

Os 40 mil eleitores que não compareceram ao cadastramento estão impedidos de votar até a regularização junto à Justiça Eleitoral

O último dia de cadastramento biométrico em Vila Velha foi de movimento tranquilo e sem filas. Uma situação muito diferente da encontrada no início de janeiro, onde os eleitores dormiam na fila para garantir o atendimento na Central de Atendimento da Biometria, localizado em um shopping do município. 

O cadastramento, que seria inicialmente encerrado no dia 19 de janeiro, teve 20 dias de prorrogação. Dessa forma, com o comparecimento de 85% dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo afirma que atingiu a meta prevista. 

Dos cerca de 330 mil eleitores de Vila Velha, 290 mil renovaram o documento. Os 40 mil que não compareceram para o cadastramento terão o título cancelado e estão impedidos de votar até a regularização junto à Justiça Eleitoral.

Título cancelado

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou o cadastramento biométrico, no município, desde o mês de junho. O eleitor que não compareceu terá seu título cancelado e ficará impedido de tomar posse em concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino públicas, e poderá ter o CPF suspenso (e, com isso, suspensa sua participação em programas sociais do governo federal).

Justiça Eleitoral

Os eleitores que não realizaram o cadastramento terão de regularizar a situação junto a Justiça Federal até o dia 9 de maio e, dessa forma, ficar apto para votar nas próximas eleições. Para isso, ele deve comparecer aos três Cartórios Eleitorais do município, que retornam às atividades, nos seus respectivos endereços, a partir do próximo dia 19. Anteriormente, as unidades estavam concentradas no Boulevard Shopping desde junho, na Central da Biometria.

Confira os endereços dos Cartórios Eleitorais:

Horário: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, com início no dia 19/02.

Cartório Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral
Rua XV de Novembro, 288, Praia da Costa
Cartório Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral
Rua Coronel Sodré, 512, Centro
Cartório Eleitoral da 57ª Zona Eleitoral
Avenida Nossa Senhora da Penha, 230, Ibes

Pontos moeda