Geral

Mudança na Adalberto Simão Nader é antecipada para esta 4ª, em Vitória. Veja como fica!

A inauguração do novo Aeroporto de Vitória acontecerá na próxima quinta-feira (29)

Nova Adalberto Simão Nader está em fase final de obras para entrar em operação Foto: Leonardo Silveira

A mudança no trânsito na Avenida Adalberto Simão Nader foi antecipada para esta quarta-feira (28), às 22 horas. Agora, a via que conta com duas pistas de mão única no sentido Goiabeiras x Praia de Camburi terá calçadas acessíveis e três quilômetros de ciclovia. 

No dia 21 de março, a Prefeitura de Vitória publicou informações de que a liberação da via aconteceria na próxima quinta-feira (29) por determinação da Infraero, mas essa mudança foi antecipada. 

Atual Adalberto

A atual Adalberto terá as duas pistas com a mão de direção no sentido Goiabeiras x Camburi. A intervenção será feita pelo município. O estacionamento, que hoje conta com 83 vagas, terá aumento de 231 vagas.

A pista que atualmente está no sentido praia será a via local, de acesso aos bairros República e Mata da Praia. Ela será uma rua com velocidade de 30 km/h.

A via local começa a funcionar assim que o acesso viário ao terminal de passageiros for liberado pela Infraero. No entanto, o município abre licitação para contratação de uma empresa para adaptação das rampas nas calçadas, pintura das vagas de estacionamento, além da sinalização horizontal e vertical.

Aeroporto de Vitória

O novo aeroporto começa a operar na próxima sexta-feira (30). O acesso será feito exclusivamente pela Avenida Adalberto Simão Nader, e não mais pela Avenida Fernando Ferrari. O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, abrirá aos passageiros e demais usuários à zero hora. De acordo com a Infraero, todas as atividades envolvendo voos comerciais regulares serão realizadas nas novas instalações. 

Nova pista

A nova pista do Aeroporto de Vitória terá a extensão de 2058m x 45m. Para efeito de comparação, a pista atual possui 1750m x 45m.

De acordo com a Infraero, nem todo pouso ou decolagem será realizado no sentido do mar. Eventualmente, a utilização da nova pista dependerá de fatores operacionais, como a predominância de vento, que determinam rotas de chegada e partida e uso de cabeceira. Assim, as operações poderão ocorrer na pista nova ou na atual.

Outra novidade é que o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) ganhará uma base operacional integrada e com infraestrutura modernizada e ampliada, que será construída no novo aeroporto.

A nova sede será totalmente integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), onde já se concentra a coordenação operacional das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal


Pontos moeda