Geral

Conheça os benefícios do Jejum Intermitente com um cardápio para começar hoje mesmo!

o jejum é uma estratégia poderosa à favor da saúde e pode ser um ótimo aliado para quem está em busca de mais qualidade de vida.

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória


O Jejum Intermitente é um dos temas mais discutidos na atualidade e o que muitos não sabem é que os benefícios de ficar algumas horas sem comer vão muito além do emagrecimento. De acordo com várias pesquisas científicas atuais, e também com o biologista celular, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina de 2016, Yoshinori Ohsumi, o jejum é uma estratégia poderosa à favor da saúde e pode ser um ótimo aliado para quem está em busca de mais qualidade de vida.

Segundo a nutricionista Estela Reginatto, o jejum redução o colesterol LDL, os triglicérides, glicose e resistência à insulina, que são fatores de risco para as doenças no coração, reduz a inflamação, que é uma das principais causas de doenças crônicas e diminui os riscos do desenvolvimento de diabetes do tipo 2. 

Na manhã desta terça-feira (15), ela participou de uma entrevista no jornal online Folha Vitória para tirar dúvidas e deixar dicas de como começar a fazer o Jejum Intermitente. 


COMO POSSO INICIAR O JEJUM INTERMITENTE?
A nutricionista Estela Reginatto sugere que para iniciar o JI, o paciente faça da seguinte forma: Realizar o jantar mais rico em gorduras boas (azeite de oliva) e carnes brancas (frango ou peixe) e verduras cruas e cozidas (abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, couve-flor, chuchu, repolho, vagem, palmito natural, taioba, vagem).

HOMENS: Iniciar o Jejum intermitente de 14 a 16 horas até duas vezes na semana (de 3 dias em 3 dias).
INICIO DO JEJUM: 20:00 horas com o término no dia seguinte às 10:00 ou 12:00 horas.

MULHERES: Iniciar o Jejum intermitente de 12 a 14 horas até duas vezes na semana (de 3 dias em 3 dias).
INICIO DO JEJUM: 20:00 horas com o término no dia seguinte às 8:00 ou 10:00 horas.

O QUE POSSO INGERIR NO PERÍODO DO JEJUM?
 - Água (muito importante o consumo de água para evitar a desidratação e a dor de cabeça que é comum nas primeiras semanas)
-  Café puro (sem exageros)
- Chá de Plantas secas (Sugestão: Camomila, Hortelã, Cavalinha)

Receitado Chá:
Ferva 1 litro de água e após ferver, apague o fogo e acrescente 2 colheres de sopa (2 gramas da planta seca) e deixe em infusão (tampado) por 20 minutos. Beba esta mistura em até 8 horas.

QUEM NÃO DEVE FAZER:
O jejum intermitente é desaconselhado para: Gestantes e Lactantes, Idosos e Crianças, Diabéticos e pessoas em uso de medicamentos controlados. O grupo de crianças e gestantes não existe indicação já que são grupos que estão em uma fase de “construção” do organismo e limitar o tempo de ingestão de alimentos pode trazer sérias consequências ao desenvolvimento da criança.

Já os idosos ou pessoas em uso de medicamentos controlados precisam de acompanhamento de médico e nutricionista.

CARDÁPIO SUGESTIVO PARA INICIAR O JEJUM INTERMITENTE:
BEBER BASTANTE ÁGUA E CHÁ (SEM ADOÇANTE) NA MANHÃ DO JEJUM

CAFÉ DA MANHÃ:
1 xícara de café puro (adoçante somente 100% Stevia ou Xylitol ou Eritritol);
Chá de Camomila ou Cavalinha ou Hortelã
Beber bastante água no período da manhã. Cerca de 1 litro.

LANCHE DA MANHÃ:
10:00 horas – (Se for este horário o fim do sei jejum)

Sugestão 1:
Vitamina Antioxidante: 1 iogurte natural (sem açúcar) + 1 xícara de morangos (ou 1 polpa de morangos) + 1 banana pequena + 2 cubos de gelo + 150 ml de água.

Sugestão 2:
1 a 2 ovos mexidos ou cozidos ou omelete com tomate e cebola e temperinhos frescos e sal. Pode untar com 1 fiozinho de óleo de coco ou azeite em fogo baixo.

ALMOÇO:
2 a 3 colheres de sopa de arroz + 1 concha pequena de feijão + Verduras: À VONTADE (abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, couve-flor, chuchu, repolho, vagem, palmito natural, taioba, vagem) + Carne: 1 pedaço médio (Prefira frango, peixes e prefira carnes vermelhas até 3x na semana) + 1 fio de azeite extra virgem

LANCHE DA TARDE:
Sugestão 1:
1 porção de fruta (1 maçã ou 1 goiaba ou 1 banana ou ½ unidade de mamão
pequeno ou 1 laranja + 1 unidade de iogurte natural (acrescente adoçante caso goste) + 1 colher de sopa de granola sem açúcar (para colocar no iogurte)

Sugestão 2:
100 gramas de Batata doce ou aipim ou inhame + 1 a 2 ovos inteiros mexidos ou cozidos

JANTAR (REALIZAR ESTA REFEIÇÃO ÁTE ÀS 20:00 HORAS E APÓS ESTE HORÁRIO INICIAR O JEJUM INTERMITENTE:

2 a 3 colheres de sopa de arroz+ 1 concha pequena de feijão + Verduras: À VONTADE (abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, couve-flor, chuchu, repolho, vagem, palmito natural, taioba, vagem) + Carne: 1 pedaço médio (Prefira frango, peixes e prefira carnes vermelhas até 3x na semana) + 1 fio de azeite extra virgem

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM?
- Diminuição de risco de câncer através da autofagia celular (as células promovem uma autolimpeza, onde elas digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas. Essas proteínas velhas podem levar ao surgimento de câncer quando acumuladas);
- Diminuição de riscos em desenvolver o Diabetes tipo 2;
- Diminuição da resistência à insulina (a sensibilidade à insulina melhora e os níveis de insulina no sangue caem dramaticamente);
- Emagrecimento;
- Redução da inflamação (Estudos demostram uma redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de várias doenças crônicas)
- Protege o coração (O jejum reduz o colesterol LDL, os triglicérides, glicose e resistência à insulina, que são fatores de risco para doenças no coração)

Pontos moeda