• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Exagerar no sono pode aumentar risco de diabetes, diz estudo

Geral

Exagerar no sono pode aumentar risco de diabetes, diz estudo

As pessoas que trabalham em turnos muito diferentes possuem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, explica Patricia Wong, líder do estudo nos Estados Unidos

Mudanças no cotidiano que afetam o sono prejudicam o organismo Foto: Reprodução

Exagerar no sono no fim de semana pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, de acordo com estudo publicado na revista científica Endocrinologia e Metabolismo.

Segundo o estudo, mudanças de horários podem aumentar a quantidade de açúcar no sangue, como levantar muito mais cedo para ir trabalhar, ou até mesmo passar o fim de semana inteiro dormindo.

As pessoas que trabalham em turnos muito diferentes possuem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, explica Patricia Wong, líder do estudo, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. "As pessoas que mudam muito a rotina têm essa questão, que é incompatibilidade com suas horas de sono e seus horários de trabalho. Isso pode levar à obesidade, diabetes, e problemas cardíacos, já que o corpo acumula mais gordura e açúcares na corrente sanguínea."

Os pesquisadores analisaram os padrões de sono de 447 pessoas de idade entre 30 e 54 anos, que trabalhavam pelo menos 25 horas na semana fora de casa. Os pacientes usaram uma pulseira que media seus movimentos e o sono 24 horas por dia por uma semana.

As pessoas que apresentaram muita diferença de sono entre os dias de trabalho e o fim de semana tiveram piores níveis de colesterol, mais insulina no sangue e maior circunferência abdominal. "Por isso, é essencial considerar como o trabalho e outras obrigações influenciam nossa qualidade de vida, principalmente em relação ao sono."

Com informações do Portal R7