Geral

Exagerar no sono pode aumentar risco de diabetes, diz estudo

As pessoas que trabalham em turnos muito diferentes possuem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, explica Patricia Wong, líder do estudo nos Estados Unidos

Mudanças no cotidiano que afetam o sono prejudicam o organismo Foto: Reprodução

Exagerar no sono no fim de semana pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, de acordo com estudo publicado na revista científica Endocrinologia e Metabolismo.

Segundo o estudo, mudanças de horários podem aumentar a quantidade de açúcar no sangue, como levantar muito mais cedo para ir trabalhar, ou até mesmo passar o fim de semana inteiro dormindo.

As pessoas que trabalham em turnos muito diferentes possuem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, explica Patricia Wong, líder do estudo, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. "As pessoas que mudam muito a rotina têm essa questão, que é incompatibilidade com suas horas de sono e seus horários de trabalho. Isso pode levar à obesidade, diabetes, e problemas cardíacos, já que o corpo acumula mais gordura e açúcares na corrente sanguínea."

Os pesquisadores analisaram os padrões de sono de 447 pessoas de idade entre 30 e 54 anos, que trabalhavam pelo menos 25 horas na semana fora de casa. Os pacientes usaram uma pulseira que media seus movimentos e o sono 24 horas por dia por uma semana.

As pessoas que apresentaram muita diferença de sono entre os dias de trabalho e o fim de semana tiveram piores níveis de colesterol, mais insulina no sangue e maior circunferência abdominal. "Por isso, é essencial considerar como o trabalho e outras obrigações influenciam nossa qualidade de vida, principalmente em relação ao sono."

Com informações do Portal R7

Pontos moeda