Os funcionários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) entraram em greve na manhã desta terça-feira (02), por 48 horas, em Vitória. A greve teve início às 07 horas.
O diretor do Sindicato Unificado da Orla Portuária, Jairo Silva, disse que os trabalhadores não aceitam o descumprimento do acordo de participação nos lucros e resultados da empresa. “Nós estamos com o Porto parado e fizemos uma greve de 24 horas, e agora de 48 horas. Exatamente porque a empresa apresentou lucro em 2014 e nosso acordo coletivo trabalha para que pagasse o PLR agora. A empresa aprovou na diretoria e no conselho de administração e agora diz que não pode pagar o PRR”.
A assessoria de imprensa da Codesa afirmou lamentar a postura do sindicato. Segundo a assessoria, na semana passada a Codesa conversou com a categoria e explicou a atual situação. Segundo a assessoria da Codesa, o governo federal precisa autorizar para que a PLR seja liberada.
No último dia (26), os portuários cruzaram os braços por 24 horas. A iniciativa de paralisação foi decidida em assembleia, no último dia 12.