Geral

Vila Velha cria novas regras para uso de patinetes elétricos no município

Empresas administradoras do modelo de transporte ainda precisão promover campanha de educação no trânsito e manter um "seguro de responsabilidade civil" de usuários

Vila Velha cria novas regras para uso de patinetes elétricos no município Vila Velha cria novas regras para uso de patinetes elétricos no município Vila Velha cria novas regras para uso de patinetes elétricos no município Vila Velha cria novas regras para uso de patinetes elétricos no município
Foto: Divulgação

Um decreto que regulamenta o uso e a administração de patinetes elétricos foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Vila Velha (PMVV) nesta segunda-feira (19). As novas regras incidem tanto sobre os usuários quanto sobre as operadoras do modelo de transporte.

De acordo com texto publicado no site da PMVV, com a nova legislação, a velocidade máxima permitida para veículos ciclo-elétricos, ou seja, os patinetes e as bicicletas elétricas, passa a ser de 20 km/h. Os utilizadores poderão circular em vias cujo o limite de velocidade seja inferior a 40 km/h, na mão da via ao lado direito. 

Com isso, fica proibida a utilização nas calçadas e em vias arteriais, como a Avenida Hugo Musso, Avenida Luciano das Neves, Rodovia Darly Santos, Avenida Carlos Lindemberg e Avenida Champagnat, sendo permitido, porém, nas vias que possuem ciclovia. Somente poderão fazer uso dos veículos ciclo-elétricos pessoas maiores de 16 anos e com utilização de calçado firme ao pé. Não é permitido o transporte de animais e cargas, nem a utilização do mesmo veículo ciclo elétrico por mais de um usuário.

Advertência

Além disso, a empresa administradora deverá manter um “seguro de responsabilidade civil” de usuários. Usuários que descumprirem as exigências serão advertidos e poderão ter o cadastro junto a empresa operadora cancelado.

Para as empresas, será necessário dispor de autorização, permissão ou credenciamento para atuar com o modelo de transporte no município; promover campanha de conscientização sobre segurança e o uso essencial de capacete e a disponibilização de seguro ao usuário.

As operadoras ainda precisarão promover campanhas educativas sobre o uso correto dos equipamentos; informar ao município mensalmente o número de acidentes registrados no sistema; operar o funcionamento da rede de estações de veículos ciclo elétricos, preferencialmente no horário de 24 horas; e o uso essencial de capacete para a utilização dos veículos ciclo elétricos, tendo responsabilidade compartilhada do usuário e empresa operadora.

A proposta levou em consideração a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), o Plano Diretor Municipal (PDM) e o sistema de compartilhamento de aluguel de bicicletas públicas já estabelecido no município, o BikeVV.