Justiça

Reforma do Código Civil será debatida em evento com Rosa Nery em Vitória

Desembargadora aposentada do TJSP apresenta proposta de atualização legislativa no encontro, que acontece na Enseada do Suá

Leitura: 2 Minutos
Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Reforma do Código Civil, que prevê mudanças em ações que envolvem heranças e direito de família, será debatida nesta sexta-feira (08), em um encontro com a desembargadora aposentada do TJSP, professora e advogada Rosa Maria de Andrade Nery.

O evento será realizado na sede da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), na Enseada do Suá, em Vitória, reunindo magistrados, advogados, procuradores e servidores do Judiciário. O encontro ocorre das 14h às 17h.

Relatora do Projeto de Lei 4/2025, que propõe atualizações ao Código Civil, Rosa Nery apresentará a palestra “As obrigações no projeto do novo Código Civil”. Ela coordenou a comissão de 38 juristas responsáveis pela elaboração do texto, entregue ao Senado após 10 meses de estudos.

O projeto propõe mudanças em áreas como herança, partilha de bens, responsabilidade civil, fiança e direito de família.

A apresentação será seguida de um debate com participação do advogado Alexandre Dalla Bernardina. Para ele, o encontro representa uma oportunidade para discutir temas fundamentais à luz das transformações sociais.

A nova configuração das relações familiares, os impactos da tecnologia e as mudanças nos meios de comunicação reforçam a necessidade de um Código Civil mais moderno.

Rosa Maria de Andrade Nery

As inscrições podem ser feitas no site www.tjes.jus.br/emes.

Foto: Arquivo Pessoal

Principais pontos de alteração no Código Civil

  • Correção de dívidas: propõe o retorno dos juros legais de 1% ao mês para débitos cobrados judicialmente, alterando a recente definição da Selic como referência.
  • Patrimônio mínimo: cria o conceito de patrimônio mínimo existencial impenhorável, com possibilidade de venda de imóveis de alto padrão para garantir moradia e pagamento de dívidas.
  • Indenizações: amplia a responsabilização civil, prevendo que empresas respondam por danos causados por seus diretores e condomínios por objetos lançados de janelas.
  • Direito de Família: regulamenta a reprodução assistida, incluindo doação de material genético, cessão do útero e uso post mortem.
Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória