
A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (16) dois mandados de busca e apreensão em Guarapari, no Espírito Santo, e realizou o sequestro e bloqueio de bens no valor de R$ 1.595.639,88, em ação que investiga fraudes no Programa Farmácia Popular.
A investigação teve início a partir de informações encaminhadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a PF, a apuração identificou liberação irregular de medicamentos, uso de dados de terceiros sem autorização, receitas médicas falsas, registros profissionais de outros estados e até entrega de remédios em nome de pessoas que já morreram.
Segundo a Federal, há fortes indícios do uso reiterado de carimbos médicos falsos. Durante a operação, denominada Receita Fantasma, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e receitas médicas em branco e pré-preenchidas, todas com indícios de falsidade ideológica.
Os materiais passarão por perícia criminal federal para avaliar a extensão das irregularidades e identificar todos os envolvidos, segundo a Federal. Os nomes dos investigados e dos estabelecimentos não foram divulgados.
O caso envolve suspeita de estelionato contra o poder público, uso de dados falsos em sistemas e falsificação de documentos.