
Um homem procurado pela Justiça de São Paulo há quase sete anos foi preso pela Guarda Civil Municipal de Vitória na madrugada desta terça-feira (13). Ele é acusado de participar de um assalto com sequestro contra uma turista no município de Ubatuba, no litoral paulista, crime ocorrido em 2018.
A prisão foi realizada a partir da atuação integrada entre a Guarda de Vitória e o Núcleo de Intervenção Rápida (NIR) com o auxílio de câmeras de reconhecimento facial na Rodoviária de Vitória.
O suspeito já responde como réu no Tribunal de Justiça de São Paulo e tinha um mandado de prisão preventiva em aberto desde julho de 2019, expedido pela 3ª Vara da Comarca de Ubatuba.
Conforme consta na denúncia judicial, o homem e outro envolvido abordaram a vítima no momento em que ela deixava um supermercado dirigindo o próprio carro. Armado, o suspeito ameaçou a turista e a obrigou a conduzir o veículo até o hotel onde estava hospedada.
A dupla subtraiu uma bolsa, aproximadamente R$ 8 mil em dinheiro e as compras feitas no estabelecimento. Após o crime, os assaltantes fugiram com o carro da vítima em direção ao Rio de Janeiro.
O foragido foi localizado em Vitória após ser identificado por meio do sistema de reconhecimento facial instalado na Rodoviária da capital. Durante a abordagem, ele informou que atualmente residia no município de Aracruz, endereço que coincidiu com os dados levantados pelas equipes de segurança.
De acordo com a inspetora Grampinha, da Guarda Municipal de Vitória, responsável pelo registro da ocorrência, o suspeito não ofereceu resistência e não houve necessidade do uso de algemas. O homem foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória e será encaminhado ao presídio.
O secretário Amarílio Boni destacou que, somente em 2025, a cooperação entre a Guarda Municipal de Vitória e o Núcleo de Intervenção Rápida resultou em 33 prisões na capital.