Um total de 53 municípios do Espírito Santo estão há mais de 30 dias sem registrar nenhum homicídio, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Em 21 dessas cidades, nenhum assassinato foi registrado em 2025, até o dia 7 de julho.
As informações integram o novo painel interativo “Mapa da Paz”, lançado pelo Observatório da Sesp. A ferramenta permite acompanhar em tempo real há quantos dias cada uma das 78 cidades capixabas está sem mortes violentas intencionais (homicídios dolosos e feminicídios).
Em junho de 2025, o Espírito Santo alcançou uma redução de 12,4% nos assassinatos em relação ao mesmo período de 2024, que, até então, já havia sido o ano com menos homicídios da série histórica iniciada em 1996.
Entre os destaques estão Muqui, com 1.454 dias sem homicídios – o último caso registrado foi em julho de 2021. Na sequência aparecem Dores do Rio Preto (1.149 dias) e Iconha (934 dias). Também se destacam Aracruz, com 45 dias sem mortes violentas, e Linhares, com 27 dias sem homicídios.
Segundo a Sesp, esses resultados refletem o trabalho contínuo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, política pública de segurança que considera as particularidades de cada município. A secretaria informou que 68% do território capixaba – ou seja, 53 das 78 cidades – não registraram homicídios dolosos durante todo o mês de junho.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o lançamento do Mapa da Paz reforça o compromisso com a transparência e a segurança da população.
É mais uma ferramenta que permite à população acompanhar os dados de forma clara. Mostra que o Espírito Santo está organizado na Segurança Pública, com um programa que busca aumentar a sensação de paz e segurança das famílias capixabas. Todos os dias é uma luta contra a criminalidade, afirmou.
Em 2024, o Espírito Santo alcançou um marco histórico: menos de 900 homicídios no ano, o melhor resultado desde 1996, com taxa de homicídios inferior à média nacional.