Uma mulher foi indiciada pela Polícia Civil por maus-tratos e comunicação falsa de crime após a morte de um cão da raça pitbull no bairro Santo Antônio, em Cariacica. O caso aconteceu no dia 9 de dezembro e só foi esclarecido após a polícia ter acesso a um vídeo que revelou como teria sido a dinâmica da ocorrência.
As imagens mostram o pitbull pendurado pelo pescoço, preso por uma corda, enquanto se debatia. No registro, de 27 segundos, a mulher acompanha a cena de perto. O caso foi tratado inicialmente o uma briga entre cães.
No primeiro relato feito à polícia, a mulher afirmou que o pitbull de uma vizinha teria invadido sua residência e atacado o cachorro dela. Para a Polícia Civil e para Guarda Municipal de Cariacica, ela alegou que teria desferido um golpe de foice para proteger o próprio animal.
Após diligências do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), a polícia teve acesso às imagens que contradizem o depoimento inicial. De acordo com o delegado Leandro Piquet, o vídeo indica que o animal foi morto por enforcamento e golpes de foice.
As imagens são claras e não restam dúvidas de que houve maus-tratos. A morte do animal não ocorreu em situação de defesa, mas por enforcamento e golpes de foice.
Leandro Piquet, delegado
Em contato por telefone com a reportagem da TV Vitória, a investigada confirmou que deu golpes de foice no pitbull, mas negou excesso na conduta.
Um animal entra dentro do seu quintal, com uma criança de sete meses em casa. Você acha que não vai ter excesso? Um pitbull atacando o seu animal? Imagina se fosse meu filho?
Investigada por maus-tratos

A Polícia Civil também apurou que a mulher teria omitido informações e apresentado uma versão falsa dos fatos para tentar se eximir de responsabilidade. Com a conclusão do inquérito, ela foi indiciada pelos crimes de maus-tratos a animais e comunicação falsa de crime.
O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo, que vai analisar o caso e adotar as providências cabíveis.