O suspeito Thiago Gonçalves Sttofel e a vítima Gabriel Costa de Castro. Foto: Reprodução/TV Vitória

O jovem Thiago Gonçalves Sttofel, de 26 anos, foi preso na segunda-feira (29) após ser apontado pela polícia como autor do assassinato do técnico de enfermagem Gabriel Costa de Castro, de 35 anos.

O crime aconteceu na madrugada de domingo (28), dentro do apartamento da vítima, em um condomínio no bairro Ourimar, na Serra.

Thiago foi identificado como namorado de Gabriel e já havia sido denunciado anteriormente por violência contra familiares e ex-companheiras. A família alega que ele tem histórico de problemas com drogas.

Descrito por como um rapaz de “boa família, criado pelo pai e com estrutura familiar”, Thiago teria se internado voluntariamente em uma clínica psiquiátrica em Vitória poucas horas após o assassinato. Segundo a polícia, ele alegou estar em surto.

A equipe médica chegou a impedir a prisão no primeiro momento devido à internação. No dia seguinte, após 24 horas de avaliação, o psiquiatra responsável informou que Thiago estava de alta e ele saiu da clínica direto para a cadeia.

Câmera flagrou últimos momentos da vítima

Imagens de câmeras de videomonitoramento do condomínio onde o técnico de enfermagem morava registraram os últimos momentos de Gabriel com vida. Na madrugada de domingo, por volta de 2h, ele e Thiago aparecem entrando juntos no prédio, carregando bebidas.

Já às 9h, o suspeito deixa o local sozinho, com uma mochila nas costas. Testemunhas relataram que, antes disso, ele teria saído do condomínio, permanecido cerca de 20 minutos fora e retornado usando outra roupa, fugindo novamente em seguida.

Moradores afirmaram terem ouvido pedidos de socorro durante a madrugada. Gabriel foi morto com três facadas e o corpo só foi encontrado pela manhã, após vizinhos perceberem rastros de sangue no corredor do prédio.

Histórico de violência

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record teve acesso a registros policiais da investigação que revelam um histórico de agressões envolvendo o suspeito.

O primeiro boletim de ocorrência contra Thiago foi registrado em setembro de 2017, quando ele tinha 18 anos. Na ocasião, a mãe da então namorada dele, que era menor de idade, denunciou que o suspeito teria agredido a adolescente e mordido o pescoço dela.

No mesmo ano, a própria mãe de Thiago registrou ocorrência contra o filho, afirmando que ele tentou matá-la por causa de drogas. De acordo com o boletim, o jovem colocou a mão na boca da mãe para silenciá-la, a jogou no chão e tentou enforcá-la com um cadarço de bermuda. Ela só foi salva após a intervenção de vizinhos.

Mais recentemente, em dezembro de 2023, Thiago foi acusado de manter uma namorada em cárcere privado, estuprá-la duas vezes e agredi-la. A vítima foi resgatada pela avó e por um tio, e solicitou medida protetiva contra ele.

A reportagem conseguiu localizar a ex-namorada, que confirmou os fatos por telefone, mas preferiu não gravar entrevista.

Investigação

Gabriel Costa de Castro era técnico de enfermagem e apaixonado pela profissão. A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do crime e a motivação do homicídio.

A TV Vitória tentou contato com a mãe de Thiago, que no ano passado pediu medida protetiva contra o próprio filho, mas não obteve resposta. O pai do suspeito também foi procurado e não respondeu às mensagens.

*Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória/Record.

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

Laura Mel*

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Estácio e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Estácio e estagiária do Jornal Folha Vitória.