Polícia

Número de furtos e roubos de veículo cai 50% em Vitória

Desde abril de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 119 veículos que haviam sido furtados ou roubados

Foto: Leonardo Silveira/ Prefeitura de Vitória
Agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) monitoram o Cerco Inteligente de Segurança

O município de Vitória registrou uma queda de 49,5% no número de furtos e roubos de veículos nos dois primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período em 2018. 

Segundo a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), a redução é resultado do Cerco Inteligente de Segurança, que, desde abril de 2018, já ajudou a recuperar 119 veículos que haviam sido furtados ou roubados. "Devido a essa diminuição do número de furtos e roubos de veículos, vamos cobrar das seguradoras a redução do valor do seguro relacionado ao sinistro. O Procon Vitória vai atuar forte para garantir essa redução", garantiu o prefeito da capital, Luciano Rezende.

Segundo o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o Procon Vitória parte do pressuposto de que um dos elementos considerados pelas seguradoras na composição do preço do seguro é o risco de roubo e furto. "Nesse sentido, entendemos que o período de quase um ano de implantação do Cerco Inteligente é tempo razoável para que as seguradoras já possam mensurar o impacto da vertiginosa queda desse indicador em Vitória, revendo, assim, o valor do seguro cobrado ao nosso munícipe. O Procon já abriu o procedimento para apuração de eventual prejuízo ao consumidor".

"Essa é uma ferramenta que tem revolucionado a segurança de Vitória. Com a redução do roubo de veículos, cai também a criminalidade", afirmou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Os dados foram apresentados na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Cerco

O Cerco Inteligente de Segurança da PMV possui 70 câmeras com um sistema que lê e fotografa as placas dos veículos. Quando há restrição de furto e roubo e o veículo passa em uma das barreiras, um alarme toca na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) e as equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar são acionadas para fazer a abordagem.

Pontos moeda