Polícia

Pelo menos 20 pessoas são detidas e quatro armas são apreendidas durante operação em baile funk em Vila Velha

Logo na primeira abordagem, os policiais encontraram uma pistola 9 mm em um carro estacionado próximo ao baile funk. Outras três armas de fogo também foram apreendidas

Todos os frequentadores da boate foram revistados pela polícia Foto: Marcelo Rosa/TV Vitória

Pelo menos 20 pessoas foram detidas durante uma operação policial em um baile funk na madrugada desta sexta-feira (17), no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.

A ação, acompanhada com exclusividade pela equipe da TV Vitória, foi realizada por 60 policiais da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vila Velha, de Cariacica e também do Grupo de Operações Táticas (GOT), com o apoio de 30 homens da Guarda Municipal de Vila Velha, teve o objetivo de combater o tráfico de drogas, apreender armas e capturar prender suspeitos de homicídio.

Para a operação, agentes da Guarda Municipal interditaram as ruas ao redor do estabelecimento. Segundo os proprietários da boate, aproximadamente mil pessoas estavam no local e todas foram revistadas, inclusive as mulheres. Quem estava com chave de carro, também teve o veículo revistado. 

Logo na primeira abordagem, os policiais encontraram uma pistola 9 mm em um carro estacionado próximo ao baile funk. Outras três armas de fogo também foram apreendidas. Um dos objetos estava no veículo de um rapaz que tem oito passagens pela Justiça. 

Durante a operação, o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado, já que houve uma denúncia de que criminosos iriam colocar fogo no local para atrapalhar o trabalho da polícia.

De acordo com o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o estabelecimento é regularizado, mas operações similares devem acontecer em outros locais do município. "Esse estabelecimento está regularizado, embora a medição dos decibéis esteja acima do padrão permitido. Nós temos leis, nós temos que fazê-los cumprir e vamos apertar, cada vez mais, a fiscalização nesses estabelecimentos", disse.

Por volta das 4h30, os policiais entraram na boate. Muitas pessoas tentaram fugir pela saída de emergência e houve correria. Alguns freqüentadores acabaram feridos no tumulto e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo informações da Polícia Civil, os detidos e os materiais apreendidos foram inicialmente levados para uma delegacia móvel, estacionada próximo a boate e depois serão encaminhados a delegacias especializadas.

Resposta da Boate 

Segundo o advogado contratado pelos donos da boate, Henrique Rosa, os proprietários devem se manifestar em um momento oportuno. Sobre a segurança no local, o advogado disse que, geralmente, as pessoas não entraram portando armas na boate. “Nós avaliamos positivamente a operação, porque é um dever da polícia fazer esse tipo de ação. Achamos inclusive que isso vai melhorar a freqüência da casa. Nós queremos que as pessoas que frequentam a boate se sintam seguras. Para isso, nós temos a segurança própria. Não foi encontrada nenhuma arma dentro da boate”, disse.

Para o advogado, a forma como a polícia atuou na boate precisa ser revista. “Precisamos melhorar alguns aspectos, porque entendi que foi desnecessária a invasão da boate com o uso de bombas de efeito moral e balas de borracha. Frequentadores ficaram feridos. Isso pode ser ajustado no futuro e resultar em benefício para a sociedade. Queremos ver a polícia agindo, mas usando a força proporcional”, afirma.

Pontos moeda