Golpe da mala

Suspeito de falsificar dinheiro é alvo de operação da Polícia Federal no ES

A investigação da Federal identificou que a quadrilha usava o dinheiro falso para aplicar o chamado “golpe da mala”

Operação Dolus em São Matheus (Foto/divulgação: Polícia Federal)
Operação Dolus em São Matheus (Foto/divulgação: Polícia Federal)

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (19) mandados de busca e apreensão em uma residência e um imóvel rural localizados em São Mateus, Norte do Espírito Santo, contra um suspeito de participação em organização criminosa que falsificava dinheiro.

Segundo a Federal, a investigação da Operação Dolus identificou a participação do suspeito em uma organização criminosa especializada na falsificação de cédulas, utilizada para aplicar o chamado “golpe da mala”. A base de atuação da quadrilha fica em São Mateus.

A polícia não deu mais detalhes do crime, por exemplo como funcionava o golpe ou onde e como o dinheiro era falsificado.

Durante o cumprimento dos mandados, o investigado tentou se desfazer de dois celulares, jogando os aparelhos pela janela, mas os equipamentos foram recuperados.

Além disso, um computador também foi apreendido. Todos os dispositivos serão encaminhados à perícia, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos na fraude.

A Polícia Federal destacou que o suspeito poderá responder pelo crime previsto no artigo 289, do Código Penal, que trata de falsificação de moeda e prevê pena de até 12 anos de reclusão.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.