Vítimas do tráfico

VÍDEO | Saxofonista toca louvor em homenagem às vítimas de ataque em Vila Velha

No meio da dor na Grande Santa Rita, um gesto isolado chamou a atenção. O morador Eduardo Amaral foi para a laje de casa e tocou um louvor gospel

VÍDEO | Saxofonista toca louvor em homenagem às vítimas de ataque em Vila Velha

O clima de luto e revolta tomou conta do bairro na Grande Santa Rita, em Vila Velha, após o ataque armado que deixou duas mulheres mortas, Andrezza Conceição, 31 anos, e a estudante Sophia Vial, 15, na tarde do último sábado (9). Durante o tiroteio, duas crianças também ficaram feridas.

No meio da dor, um gesto chamou atenção e causou emoção nas redes sociais. O adolescente Eduardo Amaral, de 17 anos, morador da região, subiu à laje de casa e tocou no seu saxofone a canção “Eu Te Amo Tanto”, do cantor gospel Lázaro, em memória das vítimas e como um protesto contra a violência.

Na legenda do vídeo, publicado nas redes sociais, Eduardo escreveu: “Toco em notas de luto e revolta por todas as vidas arrancadas pelas guerras do crime. Que cada som seja um grito silencioso contra a injustiça”.

Homenagem motivada pela dor

Segundo o jovem, que é morador de uma área próxima à região onde o ataque ocorreu, o que o motivou a fazer a homenagem foi a perda de vidas inocentes por conta da violência.

De acordo com Eduardo, pensar na dor da mãe de Sophia o comoveu profundamente, e enxergou na própria arte uma forma de homenagear as vítimas e tentar trazer um pouco de conforto para familiares.

Eu vi alguns vídeos da mãe falando da filha, chorei muito. Não sou pai, sou um jovem ainda, não sou nem maior de idade, mas tendo uma irmã de 1 aninho. Na hora pensei nela e não consigo pensar na dor de perder minha irmã. Então, imagine a dor de uma mãe de perder a filha por um ataque que não tinha nada a ver com ela.

Eduardo Amaral

Ele relata que, por tocar saxofone durante toda a vida, se perguntou o que poderia fazer para demonstrar a dor que a morte de Sophia causou a ele e a moradores da região.

De acordo com o rapaz, diversas pessoas podem ajudar ou tentar trazer conforto para as famílias por meio da música, da arte ou simplesmente da solidariedade e da presença.

Louvor escolhido fala sobre confortar quem sofre

“Filho, eu quero tanto enxugar teu pranto, te fazer só meu. Filho, eu quero ser teu Deus. Eu te amo tanto, tanto, tanto”. Esta é a letra do louvor escolhido pelo músico para homenagear as vítimas.

Segundo ele, a escolha não foi por acaso, uma vez que em momentos difíceis é preciso encontrar algum tipo de conforto e a música tem o papel de consolar quem sofre.

“Esse louvor ficou muito na minha cabeça, porque a letra me recorda muito sobre o amor de Deus e que, nos momentos mais difíceis, ele estará lá para enxugar nossas lágrimas, e que, mesmo nos momentos difíceis, ele nos ama muito”, disse.

Impacto nas redes sociais

O vídeo recebeu centenas de comentários, muitos de apoio e solidariedade às famílias das vítimas:

  • Gesto nobre e solidário. Que Deus conforte a todos que sofrem com essa violência.”
  • “Ninguém sabe a dor de enterrar um filho.”
  • “Somente o Espírito Santo poderá consolar essas famílias, mas gestos assim aliviam a dor.”

Relembre o caso

A região conhecida como “Faixa de Gaza”, entre os bairros Santa Rita e Primeiro de Maio, vive um cenário de guerra entre as facções Primeiro Comando de Vitória e Terceiro Comando Puro, que disputam o controle do comércio de drogas rua por rua.

No último sábado (09), um ataque a tiros na Grande Santa Rita resultou na morte de Andrezza Conceição, 31 anos, e a adolescente Sophia Vial, 15. Duas crianças também foram baleadas.

De acordo com investigações preliminares, os suspeitos do crime são dois adolescentes, que foram até a região em busca de um rival do tráfico de drogas, mas o alvo está preso atualmente.

Sophia, que voltava de um grupo de oração com a família, chegou a ser socorrida ao Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, mas não resistiu. Andrezza, manicure, morreu no local.

Até o momento, dois adolescentes de 17 anos, um apontado como piloto da moto usada no crime e o outro como o autor dos disparos, já foram apreendidos.

De acordo com a polícia, o ataque foi ordenado por Stanley dos Santos da Silva, o Nego Stanley, integrante do Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atua no bairro Alecrim e coordena ações contra grupos rivais.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.