Polícia

Vídeos mostram ônibus incendiados em bairros de Vitória

Ataques feitos por uma facção criminosa seriam em represália à morte de Jonata Cândida Cardoso, apontado pela polícia como segurança do traficante Marujo

Vídeos mostram ônibus incendiados em bairros de Vitória Vídeos mostram ônibus incendiados em bairros de Vitória Vídeos mostram ônibus incendiados em bairros de Vitória Vídeos mostram ônibus incendiados em bairros de Vitória
Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Pelo menos dois ônibus do Transcol foram incendiados nesta terça-feira (11) em bairros de Vitória. As primeiras informações dão conta de que os ataques, arquitetados por uma facção criminosa, seriam em represália à morte de Jonata Cândida Cardoso, de 26 anos, apontado pela polícia como segurança de Fernando Ferreira Pimenta, o Marujo, considerado um dos traficantes mais perigosos e procurados pela Justiça no Espírito Santo. Segundo os agentes, Cardoso foi morto durante um confronto.

Leitores do Folha Vitória e telespectadores da TV Vitória/Record TV enviaram vídeos dos coletivos sendo destruídos. O ataque mais recente foi por volta das 14h15 desta terça. Um coletivo da linha 535, que faz o trajeto Terminal Carapina-Terminal Campo Grande passando pela avenida Serafim Derenze, seguia em direção à Serra quando foi parado por cinco suspeitos em frente à Basília de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, em Vitória. 

No momento, havia 40 passageiros no veículo. O grupo mandou que todos saíssem e, com galões de gasolina, queimaram o veículo. As primeiras informações dizem que um homem com deficiência ficou ferido. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio.

No bairro Consolação, também na capital, por volta das 14h, um outro ônibus também foi destruído pelas chamas, na rua principal. Moradores relataram que três criminosos armados pararam o ônibus e atearam fogo. Passageiros tiveram que descer, assim como o motorista.

LEIA TAMBÉM: Ônibus é metralhado e carro de TV é incendiado após morte de traficante em Vitória

>>> Aulas e circulação de ônibus são suspensos após confrontos em Vitória

>>> Criminosos mandam motorista e passageiros descer e atiram contra ônibus em Vitória

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar as chamas. Segundo os militares que atenderam a ocorrência, um idoso que mora próximo ao local onde o coletivo foi incendiado foi retirado às pressas de casa. Ele não chegou a ficar ferido e nem a passar mal por conta da fumaça. Os bombeiros isolaram a área. Alguns moradores tiveram que sair de casa. As chamas atingiram pelo menos duas residências.

De acordo com a Polícia Militar, o policiamento nos bairros onde estão ocorrendo os conflitos está sendo reforçado desde a noite desta segunda-feira (10).

“A população de bem deve confiar no nosso trabalho. O que fizemos durante essa noite e durante essa madrugada é estar presente para evitar manifestações criminosas”, frisou o tenente-coronel Menezes, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, vai conceder entrevista coletiva às 16h30 para detalhar o trabalho das forças policiais.

Mais cedo, um outro ônibus foi metralhado e um carro da equipe de reportagem da TV Tribuna foi incendiado no bairro Bonfim.

*Com informações das repórteres Suellen Araújo e Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV.