Política

'Tenho receio fundamentado', diz secretário de segurança do ES sobre decreto para posse de arma

O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (15), durante cerimônia no Planalto

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Agência Brasil

Após a assinatura do decreto que regulamenta o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo no país, o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Roberto Sá, comentou o assunto que levanta polêmicas na área da segurança e afirmou ter um certo 'receio' quanto a flexibilização.

"Eu tenho acompanhado a questão com muita curiosidade. Torço para que o resultado seja bom, mas tenho receio fundamentado. Minha experiência no Rio de Janeiro é dramática no ponto arma de fogo. Nos últimos 15 anos foram apreendidas cerca de 9 mil armas por ano. Na conta, dá uma média de uma arma por hora. O número de armas circulando tem sido um problema. Eu não estou fazendo uma crítica, até porque eu acho o princípio da autodefesa interessante, desde que seja amparado por leis e punições rigorosas", comentou.

O secretário destacou a necessidade de desarmar criminosos a afirmou que o foco deveria ser na redução de armas circulando nas ruas.

"Por outro lado, penso que temos que tentar, com mais prioridade, enfrentar e criar programas de desarmamento ao criminoso. Não sei se vamos conseguir desarmá-lo com mais armas nas casas. O policial que é treinado para usar arma de fogo, quando o criminoso tem a favor o fator surpresa, muitas vezes, acaba perdendo a vida. Será que o cidadão comum, mesmo treinado, vai conseguir evitar um crime dentro da própria casa? Eu torço para que a ideia de que o bandido, sabendo que o outro pode estar armado, pense duas vezes antes de cometer o crime, seja o resultado final. Mas me causa uma preocupação. Eu acho que o foco deveria ser na redução de armas circulando, que não seja nas mãos de agentes públicos, como policiais e, em alguns casos, magistrados", concluiu.

O decreto, que já era uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro, foi assinado na última terça-feira (15) pelo presidente, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Após a assinatura, Bolsonaro disse, em discurso, que devolve à população a liberdade de decidir sobre a compra de armas de fogo. “Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade. Hoje, respeitando a vontade popular manifestada no referendo de 2005, devolvemos aos cidadãos brasileiros a liberdade de decidir”, afirmou na cerimônia.

Propaganda
Um dia antes da flexibilização de posse de armas, usuários da Terceira Ponte foram surpreendidos por um outdoor de um clube de tiros. A mensagem, que convida consumidores a "atirar", tenta atrair pessoas interessadas em adquirir armas de fogo.

Foto: Internauta / Folha Vitória

A propaganda pode ser vista por quem desce a ponte em direção a Vila Velha. Com modelos segurando armas de grosso calibre, como escopetas e fuzis, o outdoor foi colocado um dia antes do decreto presidencial que flexibiliza a posse de armas.  

Pontos moeda