Política

Assembleia aprova reajuste de 5% para os servidores estaduais

No total, 96.771 funcionários públicos, contando ativos, aposentados e pensionistas, serão beneficiados com a medida

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Coluna De Olho no Poder

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou, durante sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (28), reajuste de 5% no salário de todos os servidores do Executivo estadual. 

No total, 96.771  servidores, contando ativos, aposentados e pensionistas,  serão beneficiados com a medida, que gerará um gasto anual de R$ 365.676.729,96 aos cofres públicos, somente com pessoal.

Atualmente, conforme informações da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o governo conta 56.268 servidores ativos em seu quadro, 34.723 aposentados e 5.780 pensionistas

De acordo com o Projeto de Lei Complementar (PLC)249/2023, de autoria do governo do Estado, o percentual de reajuste incidirá já na folha de pagamento de abril. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na mensagem juntada ao projeto aprovado nesta terça-feira, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), destaca que a proposta foi elaborada para propiciar aos servidores do Executivo uma recomposição de seus rendimentos, estando, segundo o mandatário, "de acordo com a política de valorização dos servidores, alinhada com a capacidade do financeira do Estado, respeitando e mantendo o equilíbrio fiscal".

Durante a mesma sessão, os parlamentares também aprovaram reajuste, com o mesmo percentual concedido ao trabalhadores do Executivo, para os servidores do Ministério Público Estadual (MPES), da Defensoria Pública e da própria Ales.

Pontos moeda