Política

Julgamento de juiz acusado de mandar matar Alexandre Martins é adiado para setembro

O júri popular de Antônio Leopoldo Teixeira havia sido marcado para o dia 2 de agosto, mas foi remarcado para 14 de setembro, por decisão do juiz Marcelo Soares Cunha, da 4ª Vara Criminal de Vila Velha

Foto: TV Vitória

A Justiça remarcou o julgamento do juiz aposentado Antônio Leopoldo Teixeira, acusado de ser um dos mandantes do assassinato do também magistrado Alexandre Martins de Castro Filho, ocorrido em 2003.

O júri popular havia sido marcado, inicialmente, para o próximo dia 2 de agosto. No entanto, por decisão do juiz Marcelo Soares Cunha, da 4ª Vara Criminal de Vila Velha, ele foi reagendado para o dia 14 de setembro, às 9 horas.

O magistrado acatou um pedido feito pela defesa de Antônio Leopoldo, alegando que ainda estão pendentes a conclusão de diligências a respeito de algumas mídias relacionadas ao processo e a resposta a alguns ofícios.

A sessão do tribunal do júri será realizada no Fórum de Vila Velha, no bairro Boa Vista, 18 anos após Alexandre Martins ser morto. De todos os apontados por envolvimento no crime, Antônio Leopoldo é o único que ainda não foi julgado.

Ao longos de todos esses anos, uma série de recursos apresentados pela defesa do juiz aposentado fez com que o julgamento nunca fosse marcado, apesar de Leopoldo ter sido pronunciado — ou seja, a Justiça entende que ele deve ser submetido a júri popular.

Denúncia do MPES

De acordo com denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), o juiz aposentado é apontado como autor intelectual do homicídio. Na época do crime, ele havia sido acusado de vender sentenças, em denúncia apresentada por Alexandre Martins Filho.

Os outros apontados como mandantes do crime são o coronel da reserva da Polícia Militar, Walter Gomes Ferreira, e o ex-policial civil Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calú.

Este último, no entanto, foi absolvido, em julgamento ocorrido em agosto de 2015. Já o coronel Ferreira foi condenado, inicialmente, a 19 anos de prisão. No entanto, a pena dele foi reduzida para 16 anos.

Assassinato de Alexandre Martins

O juiz Alexandre Martins de Castro Filho foi morto no dia 24 de março de 2003. Nesse dia, ele havia dispensado sua segurança particular e acabou sendo surpreendido por dois criminosos, ao chegar em uma academia, em Itapoã, Vila Velha. Ele levou três tiros e morreu no local.

Foto: Reprodução

Os acusados de serem executores do crime — Odessi Martins da Silva, o Lumbrigão, e Giliard Ferreira de Souza — foram presos, julgados e condenados a mais de 24 anos de prisão. Também foram condenados, como intermediadores do crime, os sargentos Heber Valêncio e Ranilson Alves da Silva; Fernandes de Oliveira Reis, o "Cabeção"; André Luiz Barbosa Tavares, o "Yoxito"; e Leandro Celestino dos Santos, o "Pardal".

Durante todos esses anos, o processo se arrastou nos tribunais do Espírito Santo porque, além dos inúmeros recursos apresentados pela defesa dos acusados de serem os mandantes do crime, nove juízes foram considerados impedidos de julgarem o caso. Eles alegaram ter algum tipo de relação com uma das partes — ou réu ou vítima — e, por esse motivo, o julgamento poderia ser considerado sem validade.

Alexandre Martins Filho se destacou por investigar o crime organizado no Espírito Santo. O juiz formou-se em Direito em 1991, quando tinha 21 anos. Era especialista em direito penal e processual penal e lecionou durante três anos na FDV. Sua atuação frente à vara de execuções penais era destaque.

Em 2002, ele integrou a missão especial federal de investigações contra o crime organizado. Em um documento consta que os magistrados Alexandre Martins e Carlos Eduardo passaram a ser ameaçados de morte logo após comunicarem ao Tribunal de Justiça as anomalias existentes na Vara de Execuções Penais.

Leia também:

>> Ex-policial absolvido por morte de Alexandre Martins é preso por extorsão
>> Inocentado no caso Alexandre Martins, Calu fala sobre o processo: 'Vivi um martírio durante oito anos'
>> Fernando 'Cabeção', condenado pela morte do juiz Alexandre, é assassinado dentro de carro em Vila Velha
>> "Pagava qualquer preço para evitar a morte dele”, diz juiz acusado de mandar matar Alexandre Martins

Pontos moeda