Política

Prefeitura de Cachoeiro propõe Demissão Voluntária para servidores celetistas

O projeto ainda será analisado pela Câmara de Vereadores do município, e se aprovado, o período para adesão ao programa seria, pela lei, entre 10 de janeiro e 30 de abril do próximo ano

A prefeitura de Cachoeiro encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe a criação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para os servidores municipais celetistas, aqueles regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Pela proposta, o servidor que optar por aderir ao programa receberá uma indenização de R$ 1.500,00 para cada ano trabalhado, além das verbas rescisórias.

Com a iniciativa, que é similar ao modelo implantado pelo governo federal, a prefeitura visa a otimização dos custos e racionalização na gestão de pessoas, além da manutenção dos limites legais de gastos com pessoal, uma vez que despesas relativas a incentivos à demissão voluntária não impactam nesses limites.

“O programa também tem o objetivo de atender a uma demanda dos próprios servidores da administração pública direta que almejam um acordo demissionário e é uma forma de valorização do profissional que se dedicou por anos ao serviço público no âmbito municipal”, explica o prefeito Victor Coelho.

A estimativa inicial é que de 30% a 40% dos 252 celetistas da prefeitura façam a adesão. O teto das despesas com o pagamento dos incentivos do programa é de R$ 6 milhões. O período para adesão ao programa, conforme o projeto de lei, seria entre 10 de janeiro e 30 de abril de 2018.

Pontos moeda