Política

Projeto autoriza estágio não remunerado na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

Além de ter disponível 10 vagas, os estagiários sem remuneração terão direito a seguro de vida e acidentes pessoais. A votação da matéria deve ser deliberada novamente

Projeto autoriza estágio não remunerado na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante Projeto autoriza estágio não remunerado na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante Projeto autoriza estágio não remunerado na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante Projeto autoriza estágio não remunerado na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante
Com a regulamentação, a Prefeitura passa a ter previsão legal para oferecer até dez vagas de estágio sem bolsa auxílio Foto: ​Reprodução

A Câmara de Vereadores de Venda Nova do Imigrante aprovou nesta semana o Projeto de Lei (PL), que autoriza a Prefeitura do município a firmar convênios de estágio não remunerado.

O objetivo é dar a estudantes a oportunidade de cumprir o currículo escolar ou acadêmico obrigatório. Foi a primeira votação da matéria, que deve ser deliberada novamente em breve.

O Projeto de Lei, de número 28/2016 e de autoria do Poder Executivo, foi analisado pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência Social; e Finanças e Orçamento. Tanto os relatores quanto as próprias comissões emitiram pareceres favoráveis à matéria.

Nos votos pela aprovação da proposição, relatores e comissões lembraram a importância desse tipo de aprendizado para a formação profissional de estudantes. Também citaram o fato de o estágio não gerar vínculo de emprego. Após a primeira aprovação, o Projeto vai passar por nova votação nos próximos dias.

Projeto 

O PL 28/2016 altera a Lei 741/2007, que trata da criação de vagas para estagiários. Com a mudança, a Prefeitura passa a ter previsão legal para oferecer até dez vagas de estágio sem bolsa auxílio, o que não é previsto até o momento. Com texto em vigor atualmente, a Lei 741/2007 prevê apenas a contratação remunerada de estagiários.

A necessidade de alteração, segundo a justificativa da matéria, vem da demanda pela modalidade de estágio curricular supervisionado sem bolsa auxílio. Ainda de acordo com a justificativa, uma faculdade local já procurou a Administração Municipal com o objetivo de regulamentar esse tipo de estágio.

Os estagiários sem remuneração terão direito a seguro de vida e acidentes pessoais.