Política

Projeto de lei quer proibir policiais de folga armados em casas de shows em Vitória

Se a proposta for aprovada, os estabelecimentos deverão oferecer aos policiais um local adequado para o armazenamento da arma. Projeto será votado em março

Projeto de lei quer proibir policiais de folga armados em casas de shows em Vitória Projeto de lei quer proibir policiais de folga armados em casas de shows em Vitória Projeto de lei quer proibir policiais de folga armados em casas de shows em Vitória Projeto de lei quer proibir policiais de folga armados em casas de shows em Vitória
Projeto será votado em março Foto: Divulgação

Um projeto de lei, criado por um vereador de Vitória, quer proibir a entrada de policiais militares e civis armados, durante os dias de folga, nas casas de shows e boates da capital. O uso da arma seria apenas funcional. 

O projeto foi criado pelo vereador Devanir Ferreira (PRB) e já foi protocolado. Segundo Ferreira, o projeto deve ser votado em março e, caso aprovado, o Poder Executivo terá 90 dias para colocá-la em vigor. 

Para o autor do projeto, o objetivo é diminuir a violência envolvendo policiais de folga armados. “Temos acompanhado a ação de policiais sob o efeito de álcool em casas de shows. A liberdade de entrar armado no local, acaba tornando alguns mais intolerantes. Quem ingere bebida alcoólica é proibido de dirigir. Assim como o carro na mão de quem bebeu se transforma em arma, o revólver nas mãos de quem está alcoolizado também tira vidas”, afirmou. 

Se a proposta for aprovada, os estabelecimentos deverão oferecer aos policiais um local adequado para o armazenamento da arma. “Esses locais terão armários próprios. A arma ficará neste local apropriado e só será retirada, no horário da saída”, explica. O vereador acredita que o projeto poderá causar resistência por parte dos policiais.

Outro lado

Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que orienta a todos os seus militares que utilizem o armamento funcional de forma condizente com sua função e tenham o bom senso de não utilizarem bebidas alcoólicas quando estiverem armados. Segundo a assessoria, a PM ainda  não tem conhecimento do projeto de lei.

Relembre 

No dia 3 de janeiro, um show em uma boate em Meaípe, Guarapari, foi interrompido por tiros e deixou sete pessoas feridas. Um policial do Amazonas disparou cinco vezes contra o chão. Os estilhaços das balas atingiram sete pessoas que estavam no estabelecimento. 

Delegado afastado

O delegado plantonista de Guarapari, Tiago Felipe Dorneles, se envolveu em uma confusão na madrugada do dia 7 de junho do ano passado, em uma boate de stripe tease em Itapoã, Vila Velha. Segundo o gerente do local, o delegado chegou alterado quando a boate já estava fechando, quis entrar e atirou duas vezes no chão. O delegado se defendeu e disse foi ao local realizar uma investigação particular de exploração sexual de menores.

Suellen Araújo

Repórter

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.