Os irmãos e estudantes Lorena e Rodrigo, vencedores do Prêmio Rede Saúde Acadêmica (Foto: Everton Nunes)
Os irmãos e estudantes Lorena e Rodrigo, vencedores do Prêmio Rede Saúde Acadêmica (Foto: Everton Nunes)

Uma das atrações do Rede Saúde Summit 2025, realizado na última quinta-feira (23), no Sheraton Vitória Hotel, foi a premiação do Prêmio de Inovação Rede Saúde Acadêmica, que reconhece projetos criativos desenvolvidos por estudantes com potencial de impacto no setor da saúde. O Troféu Rede Saúde de Inovação foi entregue no palco do evento, em meio a uma plateia formada por líderes, empresários, profissionais e jovens talentos que estão moldando o futuro da saúde capixaba.

O projeto vencedor da edição 2025 foi o SinaLib, idealizado pela Equipe SinaLib, formada pelos irmãos Lorena Leite Colli Pedroso e Rodrigo Leite Colli Pedroso, estudantes da Faesa. Lorena tem 21 anos e cursa Psicologia, enquanto Rodrigo está no segundo período de Ciência da Computação. Juntos, eles uniram tecnologia e empatia para propor uma solução inovadora para o cuidado em saúde.

SinaLib: A Solução Inovadora para Surdos

O SinaLib é um aplicativo que visa reduzir as barreiras de comunicação e acesso das pessoas surdas aos serviços de saúde por meio da popularização de Libras entre as equipes de atendimento, oferecendo três funcionalidades: tradutor Libras-português (com reconhecimento de sinais por meio de machine learning potencializado por IA), mapa interativo dos serviços de saúde (com destaque àqueles que possuem profissionais capacitados em Libras) e glossário de sinais (para a prática e educação em Libras)

De acordo os estudantes e irmãos Lorena e Rodrigo, o projeto nasceu da percepção de que a barreira linguística ainda é um dos maiores desafios no atendimento humanizado, especialmente nos serviços públicos de saúde.

Para Lorena, participar do Rede Saúde Acadêmica foi uma experiência transformadora. “Foi uma experiência incrível, principalmente por dividir tudo com meu irmão, desde a ideia, mentoria, apresentação e, claro, o prêmio! Poder desenvolver um projeto tão especial unindo nossas duas áreas foi muito importante. Levar a inclusão de pessoas surdas e o reconhecimento da Libras, que é uma língua oficial brasileira, para um evento tão relevante foi emocionante”, ressalta a estudante de psicologia.

Os irmãos destacam que estar no palco do evento, diante de profissionais, gestores e estudantes de diversas áreas, foi uma oportunidade única de aprendizado e conexão.

Além do reconhecimento, o prêmio oferece visibilidade e incentivo para o aprimoramento da proposta e para a aproximação com o ecossistema de inovação em saúde capixaba.

Próximos Passos e o Futuro do SinaLib

Com o troféu em mãos, a Equipe SinaLib pretende agora aperfeiçoar o protótipo e buscar parcerias com instituições de saúde e universidades para aplicar o sistema em ambientes reais de atendimento. A meta é validar a ferramenta com profissionais de diferentes especialidades e tornar o SinaLib uma solução acessível em unidades públicas e privadas.

Sobre os próximos passos, Rodrigo comenta que é dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. “Com a ajuda dos profissionais e empresas que estavam presentes e, algumas já sinalizaram interesse em nos apoiar”, comenta o estudante.

O Prêmio Rede Saúde Acadêmica sintetiza o propósito do prêmio — estimular a inovação com impacto social e inspirar novas gerações a transformar a saúde por meio do conhecimento e da criatividade.

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação