Foto: Reprodução/ Sesa

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, realizou uma cirurgia de alta complexidade para a retirada de tumor cerebral em uma adolescente. Isabely Amaral Faria, de 14 anos, realizou o procedimento enquanto estava acordada.

Após apresentar períodos de intensas crises convulsivas, passou por uma investigação médica que acusou um tumor cerebral. O tumor estava localizado entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória.

“Tal localização torna uma possível cirurgia bastante delicada e complexa uma vez que mesmo uma leve compreensão sobre essas áreas pode causar danos importantes para a vida da paciente”, explicou o médico neurocirurgião Walter Fagundes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após a tomada de decisão pela cirurgia, o médico propôs que o procedimento fosse realizado com a adolescente acordada. 

“Inicialmente, ela ficou assustada, mas aceitou. Tivemos várias reuniões com a equipe médica e diretoria do hospital infantil para viabilizar a cirurgia. .

O procedimento para a retirada do tumor foi realizado na última quinta-feira (14). Ao todo durou um total de 10 horas e foi um sucesso. A paciente chegou a cantar um louvor durante a cirurgia. 

“Durante a ressecção do tumor, tínhamos conversas com a adolescente testando a fala e a memória. Ela, cristã evangélica, chegou a cantar o louvor ‘Perto de Ti’ durante a cirurgia. Ao final, foi possível retirar todo o tumor”, afirmou o médico Walter.

Atualmente a paciente, está internada em leito semi-intensivo em recuperação, apresentando quadro estável. O pai da adolescente, João Batista Faria, agradeceu o trabalho da equipe. 

LEIA TAMBÉM: Vacina contra a dengue: é comum ter reação? Devo me preocupar?

“Em primeiro lugar, nós agradecemos a Deus por tudo ter dado certo e também ao Dr. Walter Fagundes e toda a sua equipe. Nossos sinceros agradecimentos por toda atenção e preocupação demonstrados com a Isabely desde o início”.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, comemorou o êxito da cirurgia e falou sobre os invesimentos no hospital. 

 “Procedimentos como esses evidenciam a força do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua importância para a população. O Hospital Infantil tem recebido investimentos importantes do Governo do Estado para melhoria contínua da assistência, com profissionais altamente capacitados, sendo um local de cura e sorrisos todos os dias.”

De acordo com o diretor-geral do hospital, Clio Zanella Venturim, foram realizadas, aproximadamente, 200 cirurgias neurológicas eletivas e de urgência durante o ano passado no HINSG. 

“Para este ano, aumentamos o número de horas cirúrgicas para dar maior vazão aos procedimentos eletivos e temos a previsão de realizar 300 neurocirurgias, entre urgência e eletivas. Até o mês de fevereiro passado, foram realizadas 50 neurocirurgias”, ressaltou. 

Assista ao vídeo

LEIA TAMBÉM: Fome emocional: conheça os principais gatilhos e saiba como controlar

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória