Trombose venosa profunda e aneurisma da aorta: doenças vasculares consideradas silenciosas, progressivas e muitas vezes, fatais, têm ganhado proporções preocupantes no Espírito Santo e no Brasil.
Com o intuito de ampliar o debate e sensibilizar a sociedade, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) promove, durante todo o mês de agosto, a campanha Agosto Azul Vermelho.
A iniciativa busca reforçar o cuidado com o sistema circulatório e divulgar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como: varizes, trombose, aneurismas, doença arterial periférica, linfedema, úlceras venosas, pé diabético e insuficiência venosa crônica.
O presidente da SBACV-ES, Giuliano Sandri, explica que por não causarem dor ou desconforto nas fases iniciais, essas doenças passam despercebidas. “Quando surgem os primeiros sinais, já podem ter evoluído para situações graves, como amputações, AVCs ou infartos”.
Ainda conforme o especialista, é necessário olhar com mais atenção para a saúde vascular.
Abandonar o cigarro, praticar atividade física e manter uma alimentação equilibrada são atitudes simples que fazem toda a diferença. E sempre que possível, é fundamental consultar um cirurgião vascular.
Giuliano Sandri, presidente da SBACV-ES
Já a especialista em Angiologia e em Ecografia Vascular, Fanilda Barros, explica que a prevenção do aneurisma da aorta abdominal (AAA), uma dilatação anormal da aorta – principal artéria do corpo – reduz o risco de desenvolvimento e suas complicações.
O diagnóstico precoce do aneurisma faz com que essa doença evite que essa aorta abdominal possa romper. Com ele, a gente teria uma mortalidade de 3%. Se aorta dilata a um ponto que ela tenha o risco de romper, a mortalidade chega a 80%
Fanilda Barros, especialista em Angiologia e em Ecografia Vascular
O diagnóstico precoce é geralmente realizado através de exames de imagem, com o ultrassom vascular. “Temos uma pesquisa em que detectamos que 2,5% da população de Vitória é portadora do aneurisma”.
“Olhar com atenção para a saúde vascular”
Giuliano Sandri também lembra que é necessário olhar com mais atenção para a saúde vascular.
“Abandonar o cigarro, praticar atividade física e manter uma alimentação equilibrada são atitudes simples que fazem toda a diferença. E sempre que possível, é fundamental consultar um cirurgião vascular”.
A prevenção e o tratamento de doenças vasculares envolvem:
- Mudanças no estilo de vida;
- Controle dos fatores de risco;
- Medicamentos;
- Intervenções cirúrgicas.