Saúde

Anvisa proíbe venda de chá verde e cúrcuma de empresa do ES

Anvisa também interditou uma fábrica clandestina, em Itapemirim, onde os suplementos eram produzidos pela empresa

Leitura: 2 Minutos
Fábrica clandestina de suplementos funcionava em Itapemirim, no Sul do Estado (Foto/divulgação: Anvisa)
Fábrica clandestina de suplementos funcionava em Itapemirim, no Sul do Estado (Foto/divulgação: Anvisa)

Uma operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda de três produtos de uma empresa capixaba e interditou uma fábrica clandestina que produzia esses suplementos alimentares em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

A medida afeta os suplementos Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática da Verde Flora Produtos Naturais Ltda. Esses suplementos da empresa tiveram a fabricação, distribuição, importação, propaganda e uso proibidos em todo o território nacional.

De acordo com a Anvisa, os produtos estavam sendo anunciados e vendidos sem registro, notificação ou cadastro na agência, oferecendo riscos à saúde dos consumidores.

A decisão que proibiu a venda e fabricação dos produtos está ligada a uma ação realizada em agosto deste ano.

Na oportunidade, fiscais da Anvisa, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Itapemirim, encontraram um galpão da empresa funcionando de forma clandestina. No espaço, foram localizados suplementos e medicamentos fitoterápicos sem autorização, fabricados em condições higiênico-sanitárias precárias.

A ação contou apoio da Polícia Militar, já que o caso poderia configurar crime contra a saúde pública. Apesar disso, os responsáveis pela empresa não foram encontrados. O relatório da fiscalização será encaminhado ao Ministério Público e deve subsidiar um processo administrativo sanitário.

Com a determinação mais recente, todos os produtos da Verde Flora citados deverão ser recolhidos e inutilizados.

A Anvisa reforçou que a fabricação e a venda de suplementos no Brasil só podem ocorrer com registro e autorização expressa, garantindo segurança e qualidade para o consumidor.

A reportagem do Folha Vitória procurou a empresa Verde Flora Produtos Naturais Ltda., mas até o momento não obteve resposta. Assim que houver resposta, o texto será atualizado.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.