Saúde

Brasil emplaca maior investimento mundial contra doença de Chagas

Quase cinco mil pessoas são vítimas fatais a cada da doença ano no país

Brasil emplaca maior investimento mundial contra doença de Chagas Brasil emplaca maior investimento mundial contra doença de Chagas Brasil emplaca maior investimento mundial contra doença de Chagas Brasil emplaca maior investimento mundial contra doença de Chagas
Foto: Google
A ideia é aprimorar as ferramentas de diagnóstico e tratamento da doença, com foco na redução da transmissão materno-fetal.

A pedido do Brasil, a doença de Chagas será estudada no cenário internacional pela instituição Unitaid, parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) na busca por soluções inovadoras no diagnóstico e tratamento de doenças. Característica de países de clima tropical (quente e úmido), a doença de Chagas está presente em 21 países da América Latina, incluindo o Brasil e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Em média, são 4.500 vítimas fatais a cada ano no Brasil. Por isso, a importância de investimentos em pesquisa para buscar formas de prevenção e cuidado das pessoas que possuem a doença, com apoio internacional, para que outros países também possam contribuir para conter a doença.

Na segunda-feira (25), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e os diretores da Unitaid, Lélio Marmora e Maurício Cysne, anunciaram o lançamento do edital para financiar pesquisas em doença de Chagas, que recebe propostas até dia 27 de fevereiro no valor de US$ 20 milhões, durante quatro anos. Poderão participar pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Um comitê de revisão da Unitaid, composto por especialistas independentes em saúde global, ajudará a escolher as melhores propostas a serem financiadas por meio de processo seletivo. A iniciativa é considerada pioneira por destinar recursos específicos para o estudo da doença, ou seja, é o maior investimento sobre Chagas realizado em uma ação Internacional.

A ideia é aprimorar as ferramentas de diagnóstico e tratamento da doença, com foco na redução da transmissão materno-fetal. Atualmente, a transmissão de mãe para filho é uma das principais vias de infecção da doença, considerando que pelo menos dois milhões de mulheres em idade fértil, em todo o mundo, estariam infectadas pelo Trypanosoma cruzi – parasita responsável pela transmissão da doença de Chagas.

“A doença de Chagas foi historicamente negligenciada, inclusive por nós, países de clima tropical onde a incidência é maior, com investimentos insuficientes em pesquisa e inovação na busca por melhores diagnósticos e tratamentos. A doença ainda é muito presente aqui e nós temos que achar soluções para ela. Por isso, a importância da Unitaid, com a participação do Brasil, em convocar um esforço global, com pesquisadores de todo o mundo, para combater a doença”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O diretor-executivo da Unitaid, Lelio Marmora, lembrou que apesar da maior incidência nos países da América Latina, a doença tem se espalhado para comunidades mais pobres em outras regiões do mundo. “Atacar este assassino silencioso por meio de diagnósticos precoces e tratamentos aprimorados não só mudará a vida das mulheres em idade fértil, curando-as da doença de Chagas, mas também protegerá o futuro de milhões de recém-nascidos, impedindo a transmissão de mãe para filho”, disse Marmora.