Veja vídeo

Buda de Ibiraçu fica verde para conscientizar sobre câncer

A campanha "Julho verde" é para lembrar da importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Veja números da doença no Brasil e no ES

Divulgação
Divulgação

O sétimo mês do ano é conhecido por receber a campanha “Julho verde”, que trata da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. No Espírito Santo, esta luta ganhou um aliado importante: o Buda gigante, localizado no Mosteiro Zen, em Ibiraçu.

O Buda em cor de esmeralda ajuda a lembrar da importância da prevenção da doença, que no triênio 2023-2025 registrou 15.100 novos casos

No Brasil, isso corresponde a 6,59 casos de câncer a cada 100 mil habitantes. Os mais afetados são os homens, com 10.900 casos, contra 4.200 de mulheres.

Neste período, no Espírito Santo, foram registrados 360 casos, sendo 290 em homens e 70 em mulheres.

O câncer de cabeça e pescoço compreende a topografias lábio, boca, glândulas salivares e orofaringe.

Incidência da doença

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de cabeça e pescoço é o quarto mais frequente em homens no Sudeste, e o quinto nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ele fica na sexta posição no Sul.

Divulgação

Já para as mulheres, é o 13º tipo de câncer mais frequente no Norte, Nordeste e Sudeste. E ocupa a 15ª no Centro-este e 16ª na região Sul.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.