Saúde

Câmara de Guarapari recebe diretoria do HFA para esclarecer atendimentos

A reunião aconteceu nessa terça-feira (19).

Câmara de Guarapari recebe diretoria do HFA para esclarecer atendimentos Câmara de Guarapari recebe diretoria do HFA para esclarecer atendimentos Câmara de Guarapari recebe diretoria do HFA para esclarecer atendimentos Câmara de Guarapari recebe diretoria do HFA para esclarecer atendimentos
Foto: HM Propaganda

O superintendente do Hospital Francisco de Assis (HFA), Jailton Pedroso, e o diretor técnico da instituição e também obstetra, Dr. Álvaro Mendes, compareceram à Câmara Municipal de Guarapari para prestar esclarecimentos à população. A reunião fez parte da Comissão de Saúde da Casa de Leis e foi conduzida pelo vereador e também presidente, Dr. Rogério Zanon, o relator, Marcos Grijó e o membro Denizart Zazá.

Entre os temas abordados estavam qualidade do atendimento; disponibilidade do exame de ultrassom, hoje destinado a pacientes internados; protocolo do parto adequado, em que o médico avalia as condições da paciente para indicar parto cesariana ou normal; capacidade do hospital para estender a idade atendida; entre outros pontos questionados pelos membros da Casa.

Durante as considerações, Jailton ressaltou sobre a estrutura do HFA. “Não tem cidade no Espírito Santo com 120 mil habitantes, como Guarapari, que tenha uma estrutura hospitalar materno-infantil melhor do que a nossa. Nós nos tornamos referência no Estado”. Contudo, a estrutura não foi o único ponto levado em consideração. “Trabalhamos diariamente para melhorarmos a cada dia. Queremos crescer com Guarapari e não aceitamos qualquer fala ou comportamento que vá contra o protocolo de atendimento de qualidade que adotamos no Hospital. E quando isso acontece tomamos as providências administrativas”, explicou.

O Dr. Álvaro Mendes explicou que o HFA acolhe as mães a partir da 39ª semana. “Nós temos um acordo com o município em que ao final da gestação nós também acompanhamos o pré-natal. Por este motivo, é normal que a gestante vá até o hospital com mais frequência. Nesses momentos as gestantes são acompanhadas, avaliadas e são internadas com indicação clínica. A opção do tipo de parto é sempre baseada em protocolo e conforme desenvolvimento do trabalho de parto. Antes disso, no entanto, ao completar 35 semanas, as gestantes são convidadas para um encontro no hospital para conhecer a estrutura, equipes e tirar dúvidas”, completou.

Sobre os últimos atendimentos, o superintendente destacou. “Cabe a nós nos comprometer em cobrar da nossa equipe um atendimento cada vez melhor. Os órgãos competentes, como o CRM e a própria Justiça, vão julgar caso a caso e estamos disponíveis para dar qualquer esclarecimento necessário. Mas é importante que a população também cumpra o seu papel de cobrar para que a saúde melhore cada vez mais.”

Os representantes do hospital se colocaram à disposição para retornar à Câmara e ressaltaram que as portas do hospital estão abertas. Ao final, foi firmado um compromisso de humanização do atendimento aos pacientes. “O HFA é muito importante para a nossa cidade e não queremos que ele encerre as atividades em Guarapari, longe disso, queremos que ele melhore ainda mais. O próximo passo da comissão é fiscalizar o compromisso firmado aqui hoje de humanizar o atendimento aos pacientes. Se for necessário, voltaremos a chamá-los para dar explicações”, concluiu o presidente da comissão, vereador Dr. Rogério Zanon.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do HFA